Imagine um menino de uns 12 anos, vestido para servir a missa, mas com uma missão muito maior. Esse era São Tarcísio, que viveu no século III, quando ser cristão podia custar a vida. Aos 12 anos, ele ajudava nas celebrações e estava sempre pronto para servir.
Um dia, o Papa Sisto II pediu que ele levasse a Eucaristia até cristãos presos por causa da fé. Era perigoso. No caminho, jovens pagãos tentaram descobrir o que ele carregava. Tarcísio protegeu o Corpo de Cristo até o fim, mesmo sendo atacado. Morreu sem soltar Jesus de suas mãos.
O que Tarcísio viveu parece distante, mas quem já serviu no altar sabe: cada missa é um chamado para cuidar do que é sagrado!
E essa entrega continua inspirando gente como a Emmanuele Reis, de 12 anos, que há 2 anos serve no altar do Santuário Nacional em Aparecida (SP) e há 4 anos na Matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP).
“Eu comecei a ser coroinha porque sempre que ia à missa, via os jovens e crianças servindo o altar. Senti o chamado. É uma graça poder servir Jesus Eucarístico. Também queria servir junto com minha vó, que é ministra da Sagrada Comunhão”, conta.
1/7







A menina, que hoje tem a mesma idade com que Tarcísio foi para o céu, é uma evangelizadora nas redes sociais, em que grava vídeos falando da vida dos santos.
“Nesse tempo, aprofundei minha fé e conheci mais sobre a Igreja. Todo dia procuro servir com mais amor e devoção.”
Ela é um verdadeiro exemplo de jovem que segue a “rotina dos santos”. E também vive o que muitos coroinhas sentem: servir o altar muda o jeito de ver a fé.
:: Quem são os santos mais jovens da Igreja?
São Tarcísio mostra que defender e amar a Eucaristia é coisa para qualquer idade. E que coragem não é só enfrentar perseguição, mas ser fiel todos os dias, mesmo nos detalhes.
Para quem é coroinha, cada vez que se veste para servir é uma chance de viver um pouco do que ele viveu: estar diante de Jesus e cuidar d’Ele com todo o coração!
:: Seus avós também podem ter uma rotina santa! Conheça a vida de São Joaquim e Sant’Ana!
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.