Imagine um menino de uns 12 anos, vestido para servir a missa, mas com uma missão muito maior. Esse era São Tarcísio, que viveu no século III, quando ser cristão podia custar a vida. Aos 12 anos, ele ajudava nas celebrações e estava sempre pronto para servir.
Um dia, o Papa Sisto II pediu que ele levasse a Eucaristia até cristãos presos por causa da fé. Era perigoso. No caminho, jovens pagãos tentaram descobrir o que ele carregava. Tarcísio protegeu o Corpo de Cristo até o fim, mesmo sendo atacado. Morreu sem soltar Jesus de suas mãos.
O que Tarcísio viveu parece distante, mas quem já serviu no altar sabe: cada missa é um chamado para cuidar do que é sagrado!
E essa entrega continua inspirando gente como a Emmanuele Reis, de 12 anos, que há 2 anos serve no altar do Santuário Nacional em Aparecida (SP) e há 4 anos na Matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP).
“Eu comecei a ser coroinha porque sempre que ia à missa, via os jovens e crianças servindo o altar. Senti o chamado. É uma graça poder servir Jesus Eucarístico. Também queria servir junto com minha vó, que é ministra da Sagrada Comunhão”, conta.
1/7







A menina, que hoje tem a mesma idade com que Tarcísio foi para o céu, é uma evangelizadora nas redes sociais, em que grava vídeos falando da vida dos santos.
“Nesse tempo, aprofundei minha fé e conheci mais sobre a Igreja. Todo dia procuro servir com mais amor e devoção.”
Ela é um verdadeiro exemplo de jovem que segue a “rotina dos santos”. E também vive o que muitos coroinhas sentem: servir o altar muda o jeito de ver a fé.
:: Quem são os santos mais jovens da Igreja?
São Tarcísio mostra que defender e amar a Eucaristia é coisa para qualquer idade. E que coragem não é só enfrentar perseguição, mas ser fiel todos os dias, mesmo nos detalhes.
Para quem é coroinha, cada vez que se veste para servir é uma chance de viver um pouco do que ele viveu: estar diante de Jesus e cuidar d’Ele com todo o coração!
:: Seus avós também podem ter uma rotina santa! Conheça a vida de São Joaquim e Sant’Ana!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.