Por Redação A12 Em Igreja

Padre Francisco de Paula Victor será beatificado neste sábado

Será beatificado neste sábado (14), em Três Pontas (MG), o padre Francisco de Paula Victor, sacerdote diocesano que viveu entre 1827 e 1905. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Angelo Amato, às 16h, no aeroporto local. 

Foto de: Diocese da Campanha. 

imagem_oficial_pe_victor_dois

Imagem oficial do beato que será apresentada na cerimônia. 

 

Padre Victor nasceu em Campanha (MG), no dia 12 de abril de 1827, e foi batizado em 20 de abril do mesmo ano pelo padre Antônio Manoel Teixeira. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus.

O milagre reconhecido pelo Vaticano e que proporcionou a Beatificação foi o da professora Maria Isabel de Figueiredo, que não podia engravidar. Foram dois anos de tratamentos e muitas desilusões, até que ela pediu a intercessão de Padre Victor durante uma novena, em 2009. Um ano depois, a professora conseguiu engravidar de uma menina, contrariando todas as previsões médicas.

O Bispo da Diocese da Campanha Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho escreveu sobre Padre Victor:

“Filho de escrava, cedo despertou para a Vocação Sacerdotal. Admitido ao Seminário de Mariana, sofreu humilhações dos próprios colegas. Mais tarde estes passaram a admirá-lo por sua paciência e perseverança. Ordenado em 1851, permaneceu em Campanha por quase um ano. Em 1852 foi enviado a Três Pontas onde permaneceu até a morte, em 1905. Também ali sofreu preconceito por parte de pessoas ainda ligadas à escravidão, mas granjeando a simpatia dos humildes e pobres pela imensa caridade com que os tratava. Homem de poucas palavras pregava, sobretudo, pelo testemunho de uma vida dedicada às crianças, para as quais fundou uma escola, e pela prática das obras de misericórdia. Faleceu com fama de santidade, em Três Pontas, MG, aos 23 de setembro de 1905".

O processo de beatificação do padre Francisco de Paula Victor começou em 1993 e foi retomado em 1998, com o reconhecimento dos restos mortais. Em 2012, o Papa Bento XVI reconheceu as virtudes cristãs praticadas por ele em grau heroico.

O milagre que possibilitou a beatificação foi reconhecido pelo Papa Francisco, em maio desse ano. Padre Victor é tido como "Apóstolo da Caridade". 

Na cerimônia será apresentada aos fiéis a imagem oficial do beato que segundo dom Diamantino, carrega os símbolos da origem do beato e suas feições adquirem uma certa jovialidade; que simboliza a leveza de sua santidade.

Conheça mais sobre a vida e a história de Padre Francisco de Paula Victor. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.