No último fim de semana, o Papa Francisco permitiu, por meio do Motu proprio intitulado “Fide Incensus”, a ordens, congregações e comunidades que possuem inspiração no carisma do Santo Espírito em Sassia, o culto litúrgico com o título do Beato do religioso francês Guido de Montpellier, fundador dos Hospitalários do Santo Espírito e da Confraria do Espírito Santo para o zelo de crianças pobres e doentes. Leia MaisBeato Carlo Acutis e seu exemplo para jovens e criançasO encontro milagroso entre Padre Vítor e um santo beato
“O exemplo de Guido de Montpellier, um homem absolutamente único em sua humilde vida espiritual, obediência e serviço aos pobres, sempre nos atraiu e inspirou. Acreditamos, portanto, que chegou o momento de ele ser apresentado de maneira especial à Igreja de Deus, à qual ele continua a falar por meio de sua fé e obras de misericórdia”, diz o Motu proprio.
A decisão do Santo Padre está ligada ao resultado das investigações e constatações sobre a vida de santidade de Guido de Montpellier, além dos pedidos de autoridades da Igreja, como cardeais, bispos, religiosos, e também de leigos.
Guido está no catálogo de Beatos com rito próprio para a celebração de sua memória e Liturgia das Horas, que passa a ser obrigatória, no dia 07 de fevereiro, para as ordens, congregações e instituições que possuem a regra de vida inspirada no carisma do Beato Guido.
No “Fide Incesnsus”, o Papa recordou a vida de Guido, como sendo de muita fé e sempre atenta aos mais necessitados:
“Inflamado de fé, ardente de caridade, tão piedoso e amoroso com os pobres a ponto de honrá-los como mestres, venerá-los como patronos, amá-los como irmãos, cuidar deles como filhos e, por fim, venerá-los como imagem de Cristo”.
Guido Montpellier
Nasceu na segunda metade do século XII, em uma família francesa rica. Desde muito cedo, ajudava muitas pessoas em suas necessidades materiais e confiava a obra de misericórdia ao Espírito Santo.
O religioso faleceu no ano de 1208, em Roma, e deixou na memória de todos o seu jeito simples de servir aos pobres.
Fonte: Vatican News
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.