O Papa Leão XIV enviou uma mensagem especial ao Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), que realiza, no Rio de Janeiro, sua 40ª Assembleia Geral Ordinária. A ocasião também celebra os 70 anos da criação do Celam, organismo que tem sido sinal de unidade, serviço e missão no continente latino-americano.
Na carta endereçada ao cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente do Celam, o Papa destacou que este organismo é, acima de tudo, expressão concreta da colegialidade na Igreja. Ou seja, um jeito muito bonito e real de viver aquele chamado que Jesus fez aos seus discípulos: caminhar juntos, em comunhão, cuidando uns dos outros e da missão.
“O Celam é sinal de colegialidade, bem como um órgão de contato, colaboração e serviço das Conferências Episcopais da América Latina na tarefa da evangelização e no cuidado pastoral do santo povo fiel de Deus”, afirmou o Papa.
A mensagem do Papa não foi apenas de felicitações. Ela traz uma forte orientação pastoral e espiritual, que ajuda a entender como a Igreja é chamada a viver no mundo de hoje.
O pontífice recordou que os bispos, reunidos em Assembleia, são convidados a fazer um caminho de escuta, oração e discernimento, sempre iluminados por três grandes pilares:
Essa é, na prática, a vivência da sinodalidade, palavra que talvez soe difícil, mas que significa, simplesmente, uma Igreja que caminha unida, que escuta, discerne e encontra respostas para os desafios da evangelização no mundo atual.
O Papa não ignorou os desafios que marcam a vida de milhões de pessoas na América Latina e no mundo. Ele citou, com clareza, as “tribulações e pobrezas causadas pelas contínuas crises em escala continental e mundial”. E é justamente aí que a Igreja é chamada a ser luz e sinal de esperança.
“É o Ressuscitado, presente em nosso meio, quem protege e guia a Igreja, reacendendo nela a esperança por meio do amor que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, destacou, citando a carta de São Paulo aos Romanos (Rm 5,5).
O Papa também fez um convite muito direto aos bispos: não perder de vista que o coração da missão é levar as pessoas ao encontro com Cristo, fonte de vida, alegria e salvação.
O Papa Leão XIV concluiu sua mensagem confiando os trabalhos do Celam e toda a missão evangelizadora da Igreja no continente à intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina.
Ele também pediu que os bispos rezem por ele, “para que seja sempre fiel ao ministério em favor da Igreja universal que o Bom Pastor lhe confiou”.
Quando o Papa fala de colegialidade, de caminhar juntos, de discernir e encontrar respostas na luz da fé, ele está, na verdade, falando de todos nós, o povo de Deus. A missão da Igreja na América Latina não é apenas tarefa dos bispos, mas de todo cristão batizado.
O convite é claro: cada um, no seu jeito e na sua realidade, é chamado a ser missionário, anunciador da esperança, testemunha da presença de Cristo.
Que essa mensagem nos inspire a viver nossa fé de forma mais comprometida, fraterna e missionária, com o olhar sempre fixo em Jesus e os pés firmes no caminho do Evangelho.
✨ Fique por dentro de tudo o que acontece na Igreja no Brasil e no mundo. Acesse agora:
Fonte: Vatican News / CNBB
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.