Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 21 NOV 2019 - 10H04

Papa nomeia novo bispo para diocese de Limeira (SP)

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal


O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (20), um novo Bispo para Diocese de Limeira (SP). Trata-se de Dom José Roberto Fortes Palau, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP). A diocese estava vacante desde maio de 2019, quando o Pontífice aceitou a renúncia ao cargo de Dom Vilson Dias de Oliveira. A decisão do Papa Francisco foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil.

Histórico

Dom José Roberto Fortes Palau foi nomeado bispo auxiliar para a arquidiocese de São Paulo (SP) pelo Papa Francisco em 30 de abril de 2014, e ordenado no 21 de junho do mesmo ano, em São José dos Campos (SP). Desde então, atuava como Vigário Episcopal da Região Ipiranga, na capital Paulista.

Leia MaisDom Anuar renuncia governo da Arquidiocese de MaringáNasceu em Jacareí (SP) em 9 de abril de 1965. Foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1993, sendo incardinado no clero da diocese de São José dos Campos (SP). É mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum (Roma, 1994-1996) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003-2007).

Ao longo de sua atuação como padre, foi reitor do seminário de Teologia da diocese de São José dos Campos (2000 a 2009); lecionou Teologia da Espiritualidade no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (2000 a 2003); fez parte do Conselho de Presbíteros da diocese de São José dos Campos (1997 a 2013); participou, como membro, do Colégio de Consultores (2001 a 2014); foi Pároco da Paróquia São José, em São José dos Campos (1997 a 2000); coordenou a Pastoral Presbiteral da Diocese de São José dos Campos (1998 a 2001); atuou como Vigário Geral da Diocese de São José dos Campos (2005 a 2013); foi diretor da Escola Diaconal (2005 a 2011) e diretor e professor na Faculdade Católica de São José dos Campos (2008 a 2014); e foi Pároco na Paróquia Santo Agostinho (2010 a 2014).

Boas-Vindas de Dom Orlando Brandes

Eduardo Gois/ A!2
Eduardo Gois/ A!2


O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que estava como administrador apostólico da sede vacante de Limeira, deu boas-vindo por meio das redes sociais oficiais da Arquidiocese de Aparecida:

"Alegro-me imensamente com a sua nomeação para bispo de Limeira. Bendito o que vem em nome do Senhor. A Diocese rezou muito pelo novo bispo e o Pai do Céu foi tão bom que escolheu o senhor para ser o Pastor deste grande e bom povo. Eu e o presbitério de Limeira, os diáconos, os religiosos e religiosas, os seminaristas, todas as lideranças pastorais e movimentos, e todo o povo, o acolhemos de coração aberto e agradecidos pelo seu sim e pela bondade de Deus Pai", disse Dom Orlando.

Além disso, o Arcebispo manifestou carinho com cumprimentos de abraços, preces, parabéns, sentimentos de admiração, amizade e gratidão. "Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, e Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Limeira, a Mãe Santa de Deus e da Igreja, interceda em seu favor".

Saudações da CNBB 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou alegria pela nomeação no novo Bispo para a diocese de Limeira: 

"Agradecemos o trabalho que o prezado irmão realizou desde a sua ordenação como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, nesses últimos cinco anos. Para celebrar sua nomeação, recorremos às palavras do Papa Francisco pronunciadas em sua homilia na Casa Santa Marta, em junho de 2019, na qual reflete passagem do Evangelho de Matheus (Mt 10,7-13) sobre a missão dos apóstolos: 'A vida cristã é para servir. É muito triste quando encontramos cristãos que, no início da sua conversão ou da sua consciência de serem cristãos, servem, estão abertos a servir, e depois acabam usando o povo de Deus. Isso faz tanto mal, tanto mal ao povo de Deus. A vocação é para servir, não para usar'", diz a nota assinada pela presidência. 

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.