O Papa Leão XIV nomeou o monsenhor Renzo Pegoraro como o novo presidente da Pontifícia Academia para a Vida.
Aos 65 anos, o sacerdote da Diocese de Pádua já servia, desde 2011, como chanceler da mesma instituição. Ele assume o lugar do arcebispo Vincenzo Paglia, que completou 80 anos em 21 de abril.
Em nota oficial divulgada pela Pontifícia Academia para a Vida, monsenhor Pegoraro expressou sua gratidão: “Agradeço ao Papa Leão XIV pela nomeação como presidente da Pontifícia Academia para a Vida”. Ele também destacou sua trajetória na Academia:
“O trabalho realizado nos últimos anos ao lado de Dom Vincenzo Paglia e, antes disso, ao lado de Dom Ignacio Carrasco de Paula, foi fascinante e estimulante, em linha com as indicações operativas e temáticas do falecido Papa Francisco.”
Natural de Pádua, Renzo Pegoraro nasceu em 4 de junho de 1959. Foi ordenado sacerdote em 11 de junho de 1989, incardinando-se na Diocese de Pádua. Possui formação em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Pádua, concluída em 1985. Em 1990, obteve a Licenciatura em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana, além de um diploma de especialização em Bioética pela Universidade Católica do Sagrado Coração.
Sua trajetória acadêmica inclui atuação como secretário-geral da Fundação Lanza, professor de Bioética na Faculdade de Teologia do Triveneto, e professor de Ética em Enfermagem no Hospital Pediátrico “Bambino Gesù” de Roma desde 2000. Entre 2010 e 2013, presidiu a Associação Europeia de Centros de Ética Médica (EACME). É autor de diversos livros, artigos e ensaios na área da bioética.
Em carta assinada pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, o Papa expressou, “movido por profundo reconhecimento”, “o mais fervoroso agradecimento” a Dom Vincenzo Paglia pelos anos de serviço como presidente da Pontifícia Academia para a Vida e grão-chanceler do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família.
add_box Acompanhe as principais notícias do Santo Padre
Fonte: Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.