Por Raquel de Godoy Retz Em Igreja

Para uso de computador e celular tem idade e tempo certo?

Quantas horas seu filho fica em frente do computador? E do celular? Os equipamentos eletrônicos podem ajudar, mas também podem atrapalhar no desenvolvimento das crianças.

criança no celular

Uma criança bem pequena, de até aproximadamente 2 anos, não compreende totalmente as possibilidades que envolvem os equipamentos eletrônicos e os utilizam como um outro brinquedo qualquer.

Brinquedo por brinquedo, o tempo que a criança deve ficar com um só brinquedo deve ser curto, pois explorar a diversidade de brinquedos, de espaços físicos é importante. Nesta fase de vida, a criança precisa ser estimulada, sobretudo, a desenvolver as habilidades físicas e motoras. Brincadeiras somente sentadas, por tempos longos, não são as mais adequadas para este fim.

Quanto maior for a criança, melhor será o tempo aproveitado em um computador ou no celular. Os trabalhos escolares podem ser aprofundados com a utilização da tecnologia e consequentemente o tempo gasto para tal pode ser ampliado.

Foto de: Divulgação

crianças celular computador tablet

Os adolescentes de hoje estão mais desenvolvidos em
quais habilidades comunicacionais? Virtuais ou presenciais?

Vale lembrar que excessos são frequentemente encontrados, como algumas crianças que voltando da escola ficam no computador 4 ou 5 horas seguidas e no celular desde a hora que acordam até a hora de dormir.

Algumas refeições em famílias são feitas com filhos, o tempo todo, conectados em seus equipamentos e, por vezes, não conseguem nem acompanhar as conversas familiares. Sem dúvida, isso é um prejuízo para as relações presenciais.

As habilidades de comunicação que as crianças desenvolvem em conversas virtuais nem sempre são as mesmas desenvolvidas em comunicações presenciais. Ambas são importantes e necessárias na atual sociedade. Os adolescentes de hoje estão mais desenvolvidos em quais habilidades comunicacionais? Virtuais ou presenciais?

Se os pais responderem a esta pergunta, afirmando que seus filhos se comunicam melhor, virtualmente, do que presencialmente, devem estipular horários nos quais os equipamentos eletrônicos fiquem desligados e outras habilidades sejam desenvolvidas.

Já existem pesquisas, relacionando obesidade infantil com o uso de computador e outras pesquisas que relacionam habilidades motoras, como correr, pular corda, andar de bicicleta e crianças ligadas ao mundo virtual. Já sabemos o que ocorre. A fase de vida mais apropriada para desenvolver o físico e hábitos saudáveis é a infância e a adolescência. Os equipamentos eletrônicos podem roubar dos pequenos o tempo precioso para desenvolver habilidades físicas e boa saúde.

Ajude seus filhos a descobrirem prazer em correr, em andar de bicicleta, conversar com a família. É responsabilidade dos pais o acompanhamento dos horários das diversas atividades dos filhos. Podemos nos lembrar da frase do Bill Gates, um dos fundadores da maior companhia de computadores do mundo: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.

Assinatura Raquel de Godoy Retz

Escrito por
Assinatura Colunista Raquel
Raquel de Godoy Retz

Raquel de Godoy Retz

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.