Ao longo da história, têm ocorrido avanços na participação de pessoas com deficiência no processo de sensibilização e conscientização em favor de uma Igreja mais inclusiva e acolhedora. A Pastoral da Pessoa com Deficiência faz Igreja e inclusão caminharem juntas.
Em 2013, o A12 conversou com Carlos Campos, na época coordenador da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo. Na ocasião, ele destacou os avanços e os desafios de uma Igreja que deseja ser mais aberta e inclusiva.
Segundo Carlos, naquela época, a participação das pessoas com deficiência no espaço eclesial já mostrava sinais de mudança. “Já pode ser percebida uma mudança na maneira de ver a pessoa com deficiência como agente capaz de ser protagonista de sua própria história”, afirmou.
Carlos contou que a Pastoral surgiu do desejo antigo de grupos católicos em São Paulo e também da Campanha da Fraternidade de 2006, que trouxe o tema “Levanta-te e vem para o meio” (Mc 3,3).
O objetivo sempre foi claro: anunciar o Evangelho a todas as pessoas. E isso significa romper com visões limitadas, como enxergar a deficiência apenas com pena ou como castigo.
“A pastoral tem promovido algumas ações para que seja criada uma cultura de acessibilidade na Igreja e para que haja a ampliação desses espaços de participação e atuação de pessoas com deficiência”, explicou.
Entre as ações destacadas por Carlos estão as missas com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérpretes de Libras. Há também cursos, palestras e seminários que discutem inclusão, além de visitas a instituições que atuam nessa área.
O Papa Francisco reforçou essa visão em 2016, no Congresso para pessoas com deficiência. Para o Santo Padre, cada pessoa deve experimentar o amor de Deus dentro da comunidade e recordou que os sacramentos e a liturgia são parte essencial dessa inclusão:
“Seja preocupação viva da comunidade fazer com que as pessoas com deficiência possam experimentar que Deus é nosso Pai e nos ama”.
O Jubileu das Pessoas com Deficiência, realizado em abril deste ano, mostrou que a Igreja mantém esse desejo forte em suas atividades pastorais. Dom Fisichella afirmou: “Vocês estão no coração da Igreja. Façam da deficiência a força do amor que se doa a todos”.
O cardeal, que já foi pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, lembrou que, durante muito tempo, muitos viveram à sombra, mas este é o tempo de reavivar a esperança.
:: Procure saber se há uma Pastoral da Pessoa com Deficiência em sua paróquia e faça parte!
TV Aparecida: Conteúdo de qualidade e acessível para todos
A TV Aparecida produz e transmite diariamente um conteúdo de qualidade que garante a evangelização com informação, formação e oração. Para que esse conteúdo alcance todos os seus telespectadores, a TV de Nossa Senhora disponibiliza recursos de acessibilidade comunicacional: closed caption (legenda oculta) e audiodescrição.
Esses recursos possibilitam que pessoas surdas ou com deficiência auditiva e pessoas cegas ou com deficiência visual possam acompanhar, entender e compreender melhor a programação da TV Aparecida.
:: Conheça mais sobre os recursos de acessibilidade comunicacional da TV Aparecida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.