Por Polyana Gonzaga Em Igreja Atualizada em 12 AGO 2021 - 15H29

Pastoral da Pessoa com Deficiência: uma Igreja mais inclusiva e acolhedora

Shutterstock
Shutterstock

Ao longo da história, têm ocorrido avanços na participação de pessoas com deficiência no processo de sensibilização e conscientização em favor de Uma Igreja mais inclusiva e acolhedoraA afirmação é do coordenador da Pastoral da Pessoa com Deficiência da arquidiocese de São Paulo (SP), Carlos Campos, em entrevista ao A12.

De acordo com Carlos, isso é necessário para que todos tenham oportunidades iguais de ocuparem seus espaços na vida religiosaNo que diz respeito ao papel da Igreja no processo de inclusão do público com deficiência, Carlos afirmou que houve pequenos avanços, porém significativos. “Já pode ser percebida uma mudança na maneira de ver a pessoa com deficiência como agente capaz de ser protagonista de sua própria história”, completou.

Para Carlos, ainda assim, o caminho até se alcançar a plena inclusão, é longo e exige um trabalho em conjunto entre todas as pessoas envolvidas neste contexto: pastoral, igreja e leigos. O coordenador da Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo contou ao A12 um pouco da história e das atividades da Pastoral.

“A Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo nasceu fruto de sonho, aspiração e reivindicação antigos dos grupos e organizações católicas de pessoas com deficiência de São Paulo e da Campanha da Fraternidade e Pessoas com Deficiência de 2006, cujo tema foi: 'Levanta-te e vem para o meio' (Marcos, 3, 3)”.

Carlos ressaltou que a Pastoral quer anunciar o evangelho a todas as pessoas, rejeitando uma imagem piedosa ou paternalista, em que se projeta a deficiência como um prêmio ou castigo. “Neste sentido, a pastoral tem promovido algumas ações para que seja criada uma cultura de acessibilidade na Igreja e para que haja a ampliação desses espaços de participação e atuação de pessoas com deficiência, completou.

Entre as ações realizadas pela pastoral, Carlos destacou as missas com recursos de acessibilidade, audiodescrição, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outros. “Destaco também os cursos, palestras e seminários debatendo e trocando experiências acerca da inclusão e acessibilidade; as visitas e contatos com instituições de e para pessoa com deficiência e demais movimentos ligados à causa”.

TV Aparecida: Conteúdo de qualidade e acessível para todos

A TV Aparecida produz e transmite diariamente um conteúdo de qualidade que garante a evangelização com informação, formação e oração. Para que esse conteúdo alcance todos os seus telespectadores, a TV de Nossa Senhora disponibiliza recursos de acessibilidade comunicacional: closed caption (legenda oculta) e a audiodescrição.

Esses recursos possibilitam que pessoas surdas ou com deficiência auditiva e pessoas cegas ou com deficiência visual possam acompanhar, entender e compreender melhor a programação da TV Aparecida.

:: Clique aqui e saiba mais

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...