Promovida pela Pastoral Familiar, a Semana Nacional da Família é uma expressão muito forte da pastoral em todo o país. Começou com uma programação especial dentro da Igreja e depois descobriu uma vocação missionária. Em 2021 a Igreja celebra este momento entre os dias 8 a 14 de agosto e estimula a testemunhar o tema: “A alegria do amor na família”, em sintonia com a proposta do Papa Francisco ao convocar o Ano Família Amoris Laetitia e propondo o lema: “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo (Sir 14, 1)”.
“Queremos falar de uma alegria que brota do coração de cada lar cristão, como fruto do fortalecimento dos vínculos conjugais que unem os filhos e vencem juntos obstáculos e as crises porque foram sustentados pela fé. Somente um verdadeiro amor pode trazer a alegria que vem de Deus”, afirma no site oficial o bispo de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
O assessor da Comissão Vida e Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, também deseja que a Semana Nacional da Família seja um instrumento valioso e colaborativo para fazer as pessoas experimentarem que o Evangelho da família é a alegria que enche o coração e a vida inteira (AL, n. 200).
Hoje, a Semana da Família é preparada para que as pessoas possam levar conscientização para a sociedade. Do Dia dos Pais até o dia 14 de agosto – a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Vida e Família da CNBB, elabora o subsídio “Hora da Família”.
O Hora da Família se coloca a serviço da Igreja e da construção do Reino de Deus, começando nas famílias.
Conheça a Pastoral Familiar no Brasil
A Pastoral Familiar no Brasil tem a sua base de trabalho na comunidade paroquial e se organiza em nível nacional, por regionais, por dioceses e também por paróquias, onde acontece, de fato, o desenvolvimento dos trabalhos. Algumas tarefas sempre são apropriadas para a Pastoral Familiar, como, por exemplo:
Preparar noivos;
Atender casais de segunda união;
Acompanhar a formação de famílias em conflito e com desestruturação.
Segundo informações da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, toda a Igreja é Família e, portanto, todas as atividades dizem respeito à pastoral. Sendo assim, torna-se um grupo articulador dentro da Igreja.
Desafios
O grande desafio da Pastoral Familiar atualmente é o de apresentar ao ser humano uma opção diante da variedade de filosofias, conceitos, ideias e religiões. De acordo com a Comissão Episcopal, a Igreja Católica tem consciência da importância da família, mas muitos não têm. Então, é preciso que a Igreja entre por dentro das próprias estruturas, junto com a Pastoral Familiar, somando com as diversas pastorais, como a Catequese, a Pastoral da Juventude, com o trabalho feito pela Pastoral Carcerária, com a Pastoral da Criança e tantas outras pastorais da Igreja.
Avanços
A Comissão Episcopal para a Vida e a Família classifica que é preciso haver avanços não só em um aspecto, mas em muitos:
Que pastoral não se forme como um grupo fechado dentro das comunidades a falar da família;
Que seja um leque articulador de toda a comunidade;
Que a Igreja a entenda como um eixo de toda a evangelização dentro da comunidade, mas, ao mesmo tempo, saber que fora da Igreja também há um campo de articulação;
Que ajude incentivando definições de políticas públicas e leis que favoreçam a família;
Que cada vez mais forme famílias sólidas.
Semana Nacional da Vida
Em outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. A iniciativa é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. É um momento propício não só para celebração, mas também para reassumir o compromisso de defesa da vida, em todas as suas fases. O objetivo é propor à sociedade o debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até o seu fim natural.
Hora da vida
Para a celebração da Semana Nacional da Vida, a Comissão Vida e Família e a Pastoral Familiar preparam anualmente o subsídio “Hora da Vida", com conteúdos para reflexão, orações e informações relacionadas à vida e à sociedade.
Simpósio e a peregrinação das Famílias
Antes da pandemia o Santuário Nacional de Aparecida acolhia todos os anos a Peregrinação e o Simpósio Nacional das Famílias. O evento acontecia sempre no mês de maio, com programação no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e na Basílica do Santuário Nacional, mas agora a proposta se apresenta de forma virtual.
A Igreja tem se preocupado com a formação dos agentes que são da Pastoral Familiar. Portanto, foi estabelecido um dia por ano para que todos se encontrem. É o primeiro momento de concentração das famílias de todo o Brasil durante o ano. O simpósio engloba:
Dia de estudo;
Trata de temas fundamentais sobre família e sociedade;
Ouve-se testemunhos;
Momentos de oração.
Dom Joel divulga as Igrejas Jubilares de Petrópolis (RJ) em 2025
Na Região Serrana do Rio de Janeiro, o jubileu está aberto à participação de todos que desejarem viver esses momentos de encontro, fé e fraternidade
Negro Manuel, o protetor da Virgem de Luján
A história de Negro Manuel, servo da Virgem de Luján, e sua caminhada rumo à beatificação.
Campanha para a Evangelização: Testemunhas da Esperança
A Campanha para a Evangelização nos convida a refletir com o Tempo do Advento e também colocar em prática nossas ações diárias, reforçando nosso compromisso cristão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...