Por Redação A12 Em Igreja

Pastoral Operária lançará campanha sobre acidentes de trabalho

A Pastoral Operária de São Paulo lançará no próximo sábado (28), a Campanha ‘Acidentes de Trabalho: culpa da vítima?’.

A campanha quer denunciar o número de mortes por acidentes de trabalho e também desmistificar atos inseguros, argumento que empresas utilizam para afirmar que a culpa pelos acidentes no trabalho é do próprio trabalhador.

O desenvolvimento da Campanha será por meio de estudos e debates nos bairros (igrejas, associações e movimentos populares) para informação e reflexão com os trabalhadores.

Dia Mundial em memória das vítimas de acidentes do trabalho

O lançamento da campanha ocorre em 28 de abril, pois nessa data, em 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 a data como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Dados

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos morre um trabalhador no mundo, devido a doenças e acidentes no trabalho. São mais de dois milhões por ano, sendo a maioria (86%) devido a doenças.

No Brasil, segundo os dados mais recentes do Ministério do trabalho e Previdência Social, ocorreram 717.911 acidentes no trabalho em 2013 com 2.797 mortes. A minoria (25%) devido a doenças.

Esses dados do Brasil referem-se apenas a trabalhadores e trabalhadoras registrados formalmente* (celetistas, tem­porários, avulsos e outros), que somam 48.948.433. Não entram nesta contagem, empregados e empregadas informais, trabalhadoras domésticas informais, profissionais autônomos, empregadores, militares e estatutários.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.