Igreja

Pe. Zezinho celebra o dom da vida: "Foi graça Dele"

Dehoniano completa 84 anos com gratidão e compromisso com a missão evangelizadora

Escrito por Luciana Gianesini

11 JUN 2025 - 07H26 (Atualizada em 11 JUN 2025 - 08H31)

Reprodução/ Instagram

No último domingo (8), a Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes e, junto a essa grande festa litúrgica, também foi dia de ação de graças pelos 84 anos de vida de Pe. Zezinho, scj.

Uma celebração eucarística foi presidida por ele no Conventinho, em Taubaté (SP), onde reside, e acompanhada por milhares de pessoas pelas redes sociais.

Padre Zezinho abriu a homilia lembrando que, mesmo sendo dia de seu aniversário, não faria daquele momento uma ocasião pessoal: “Padre dehoniano não fala de si mesmo num domingo dedicado ao Espírito Santo. Então eu não falarei do meu aniversário.”

A celebração foi, acima de tudo, uma oportunidade de ensinar — como ele sempre fez — sobre a presença de Deus que nos forma, nos inspira e nos envia.

Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Reflexão sobre a fé e o agir do Espírito

Em tom sereno, Pe. Zezinho conduziu a assembleia a refletir sobre o mistério da Trindade e a ação do Espírito Santo.

Destacou a dificuldade humana de compreender plenamente a fé, mas a necessidade de vivê-la com autenticidade:

“Estudei teologia, ouvi tantos pregadores e ainda não entendo. Então eu creio.”

Ele comparou o agir de Deus com o das estrelas invisíveis, que se revelam pela força de seus efeitos:

“Os estudiosos dizem que há estrelas que ainda não foram vistas, mas, pelo comportamento das outras, concluem que elas existem. [...] É assim como Deus uno e trino.”

Já antecipando a liturgia do domingo seguinte, também alertou contra interpretações erradas da fé, que dividem a Trindade como se fossem três deuses distintos:

“A Trindade é indivisa. Não há como imaginar um Deus fatiado em três partes.”

Uma vida a serviço do Evangelho

José Fernandes de Oliveira, o Pe. Zezinho, nasceu em 8 de junho de 1941, em Machado (MG). Ingressou no seminário com 11 anos e foi ordenado sacerdote pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em 1966. Desde então, tem se dedicado à catequese, à música religiosa e à evangelização pelos meios de comunicação.

Na Rede Aparecida de Comunicação, sua presença é constante, seja pessoalmente ou por meio de referências ao seu legado, como o musical 'Fortes na Fé', cujo título também batiza uma de suas inúmeras canções.

Na Rádio Aparecida, apresentou o quadro Canções que a Fé Escreveu, no qual compartilhava reflexões e canções catequéticas que marcaram sua trajetória. No Portal A12, participou de entrevistas e projetos especiais, como o quadro “Dez minutos de prosa”, que você pode rever aqui.

Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Sereno e forte, marcado pela fé e pela esperança

Ao longo de sua homilia, Pe. Zezinho reiterou que o Espírito Santo atua silenciosamente na vida das pessoas, despertando dons e conduzindo à unidade:

“Ele nos aquece como um sol, vai dando carismas novos, capacidades que a gente nem imaginou que teria.”

Também destacou que a espiritualidade cristã é um caminho contínuo de amadurecimento e de busca por serenidade:

“Quem começou a entender o que é o Espírito Santo em nós já começou a ser sereno. A serenidade vem disso. Não tenho medo, nem preciso. Recebi, tô tentando viver. Mas foi graça Dele, porque, se dependesse de mim, nem pedir eu saberia.” Padre Zezinho, scj

A celebração de seus 84 anos, no mês do Sagrado Coração de Jesus, espiritualidade própria dos Dehonianos, foi encerrada com uma reflexão sobre o amor:

“Sem o Espírito Santo, a gente não vai entender o que é o amor. [...] Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu: é o quanto nos basta para vivermos como pessoas iluminadas e serenas.”

Reze pelo Pe. Zezinho, scj ❤️‍🔥

Ao celebrar sua vida e missão, faça uma pausa para rezar uma Ave-Maria por ele.

Deixe também sua saudação nas redes sociais da @portala12.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...