A festa do Santo Nome de Maria começou no século XVI e, ao longo da história, foi comemorada em várias datas diferentes.
Hoje, o Rito Romano da Igreja Católica celebra o Santo Nome de Maria como uma memória opcional no dia 12 de setembro.
A festa está ligada ao nascimento da Virgem Maria, celebrado em 8 de setembro. Segundo a Enciclopédia Católica, essa festa foi criada em 1513 na cidade de Cuenca, na Espanha, e marcada para o dia 15 de setembro, que é o oitavo dia após o nascimento de Maria.
Leia MaisA fé do povo do Centro-Oeste Papa reza pelas vítimas do desabamento no Santuário de Recife (PE)O Jubileu e a Porta Santa
Depois que São Pio V reformou o Breviário, a festa foi movida para o dia 17 de setembro por um decreto de Sisto V, em 16 de janeiro de 1587.
A escolha de comemorar a festa 8 dias após o nascimento da Virgem Maria é semelhante à festa do Santo Nome de Jesus, que acontece 8 dias depois do nascimento de Jesus.
A festa do Santo Nome de Jesus está relacionada à cerimônia judaica da circuncisão, que acontecia 8 dias depois do nascimento de um menino, como mencionado na Bíblia.
"E, ao cabo de oito dias, sendo circuncidado, foi chamado Jesus , nome dado pelo anjo antes de ser concebido no ventre materno." Lucas 2:21
Na tradição judaica, as meninas não passam pela mesma cerimônia de nomeação que os meninos, mas recebem seus nomes nas primeiras semanas após o nascimento.
No século XVII, a festa foi ampliada para toda a Igreja e teve sua data ajustada, segundo a Enciclopédia Católica. Após a vitória de Sobieski sobre os turcos no Cerco de Viena, em 12 de setembro de 1683, o Papa Inocêncio XI decidiu que a festa seria celebrada no domingo seguinte ao nascimento de Maria.
Em 1908, um decreto determinou que, se a festa não pudesse ser celebrada nesse domingo por coincidir com outra data importante, ela seria marcada para 12 de setembro, em homenagem à vitória de Sobieski.
Naquele tempo, acreditava-se que Maria teve um papel importante na vitória militar, e o Papa associou essa vitória à festa do Santo Nome de Maria. Mesmo assim, é adequado celebrar o Santo Nome de Maria nessa época
Fonte: Aleteia
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.