A festa do Santo Nome de Maria começou no século XVI e, ao longo da história, foi comemorada em várias datas diferentes.
Hoje, o Rito Romano da Igreja Católica celebra o Santo Nome de Maria como uma memória opcional no dia 12 de setembro.
A festa está ligada ao nascimento da Virgem Maria, celebrado em 8 de setembro. Segundo a Enciclopédia Católica, essa festa foi criada em 1513 na cidade de Cuenca, na Espanha, e marcada para o dia 15 de setembro, que é o oitavo dia após o nascimento de Maria.
Leia MaisA fé do povo do Centro-Oeste Papa reza pelas vítimas do desabamento no Santuário de Recife (PE)O Jubileu e a Porta Santa
Depois que São Pio V reformou o Breviário, a festa foi movida para o dia 17 de setembro por um decreto de Sisto V, em 16 de janeiro de 1587.
A escolha de comemorar a festa 8 dias após o nascimento da Virgem Maria é semelhante à festa do Santo Nome de Jesus, que acontece 8 dias depois do nascimento de Jesus.
A festa do Santo Nome de Jesus está relacionada à cerimônia judaica da circuncisão, que acontecia 8 dias depois do nascimento de um menino, como mencionado na Bíblia.
"E, ao cabo de oito dias, sendo circuncidado, foi chamado Jesus , nome dado pelo anjo antes de ser concebido no ventre materno." Lucas 2:21
Na tradição judaica, as meninas não passam pela mesma cerimônia de nomeação que os meninos, mas recebem seus nomes nas primeiras semanas após o nascimento.
No século XVII, a festa foi ampliada para toda a Igreja e teve sua data ajustada, segundo a Enciclopédia Católica. Após a vitória de Sobieski sobre os turcos no Cerco de Viena, em 12 de setembro de 1683, o Papa Inocêncio XI decidiu que a festa seria celebrada no domingo seguinte ao nascimento de Maria.
Em 1908, um decreto determinou que, se a festa não pudesse ser celebrada nesse domingo por coincidir com outra data importante, ela seria marcada para 12 de setembro, em homenagem à vitória de Sobieski.
Naquele tempo, acreditava-se que Maria teve um papel importante na vitória militar, e o Papa associou essa vitória à festa do Santo Nome de Maria. Mesmo assim, é adequado celebrar o Santo Nome de Maria nessa época
Fonte: Aleteia
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.