A primeira diocese criada no continente americano celebra, no próximo dia 9 de setembro, o seu jubileu de 500 anos.
A Diocese de Santa Maria de la Antigua (Nossa Senhora da Antiga) do Panamá, um país da América Central, foi instituída em 9 de setembro de 1513 pelo Papa Leão X.
A celebração dos 500 anos de evangelização em terras panamenhas está sendo realizada desde o ano passado. O Papa emérito Bento XVI abençoou em outubro passado uma imagem da padroeira do Panamá, que foi levada para o país para a abertura oficial do Ano Jubilar.
"Rumo aos 500 anos caminhando na esperança" foi o lema que a Arquidiocese do Panamá escolheu para celebrar os cinco séculos de evangelização.
A celebração do jubileu procurou animar a caminhada pastoral e a espiritualidade dos panamenhos e divulgar o que representou esse evento histórico e o trabalho pastoral exercido pela Igreja Católica nos últimos cinco séculos.
“Comemoramos os frutos da nossa caminhada como Igreja junto ao povo panamenho, confirmando a fé e forjando a identidade nacional em nosso Panamá, sob o manto protetor de Santa Maria, sob o título de ‘La Antigua’, padroeira deste país que liga a América Central e a América do Sul”, escreveu em nota a arquidiocese.
A celebração
De 6 a 8 de setembro será realizado um tríduo nas paróquias da diocese, dedicado em honra da padroeira, além do Rosário em homenagem à Virgem.
No sábado (7) na paróquia San Juan Bautista de Antón, diocese de Penonomé, será celebrada uma missa e na ocasião será entregue à arquidiocese a imagem peregrina da padroeira. No mesmo dia, no período da tarde, o arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, presidirá uma missa na paróquia de Santa Maria La Antigua.
No domingo (8) será realizada uma procissão aquática e terrestre com a imagem da Virgem nos arredores da Catedral que será encerrada com uma missa solene.
No dia da instituição da diocese, na segunda-feira, 9 de setembro, dia que também recorda a proclamação oficial de Santa Maria La Antigua como padroeira da arquidiocese do Panamá, em 1999, será celebrada uma missa com coroação da imagem, na Catedral do Panamá.
A história da padroeira
Contar a história da primeira diocese do continente americano é contar a história da veneração da Virgem de La Antigua pelos panamenhos.
Em homenagem à imagem da bem-aventurada Virgem Maria que se encontrava em uma capela lateral da Catedral de Sevilha, na Espanha, chamada Santa Maria de la Antigua, Enciso e Balboa fundaram em 1510 a cidade de Santa Maria de la Antigua del Darién, cumprindo uma promessa feita a Virgem venerada na Espanha.
A diocese foi estabelecida primeiramente na cidade que carrega o nome da padroeira em 1513, mas anos depois, em 1524, o segundo bispo, frei Vicente Peraza, mudou a sede da diocese para a recém-fundada Cidade do Panamá, onde permanece até os dias atuais.
A cidade de Santa Maria de la Antigua foi assaltada e queimada pelos indígenas e hoje existem apenas ruínas do local onde foi fundada a primeira diocese do continente americano.
"Rumo aos 500 anos caminhando na esperança" foi o lema que a Arquidiocese do Panamá escolheu para celebrar os cinco séculos de evangelização. Atualmente a arquidiocese conta com 94 paróquias e cerca de 500 comunidades espalhadas em seu território.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.