Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Projeto no RJ forma professores e educadores nos valores cristãos

Um projeto de formação para professores e educadores católicos na Diocese de Itaguaí, no Rio de Janeiro, tem proporcionado reflexões sobre o mundo da educação a partir do estudo e vivência da espiritualidade cristã. Iniciado em março deste ano oferece além dos encontros quinzenais, dois seminários para aprofundamento e debate de temas específicos da área. O próximo será realizado no dia 05 de setembro e discutirá a identidade e as virtudes do professor católico a partir das virtudes teologais: fé, esperança e caridade.

Projeto de Formação Acadêmica da Diocese de Itaguaí

Para a assessora pedagógica do projeto, Joana Darc Venancio, o seminário quer buscar nas virtudes teologais a “inspiração, força e coragem para atuar no mundo da Educação com o compromisso de quem disse ‘sim’ a Jesus como Maria”.

“O mundo da educação está minado pelo relativismo e pela efemeridade dos ‘tempos líquidos’ que nos convocam ao abandono da solidez de nossa Tradição, propósitos e valores. Muitos professores e educadores desistem do seu lugar e papel, pois não conseguem reagir às pressões e perseguições. Urge que aos mesmos, sejam oferecidas oportunidades de formação, a partir do que acreditamos como Igreja Católica Apostólica Romana”, sublinhou a assessora ao A12.

Foto de: Joana Darc Venancio/Arquivo Pessoal. 

Projeto de Formação Acadêmica da Diocese de Itaguaí

Segundo Joana, o projeto tem como objetivo principal “agregar e formar professores e educadores católicos para que sejam ‘sinais do sagrado’ na docência ou em qualquer lugar e condição de atuação no sistema educacional”.

O seminário será coordenado pelo ex-deputado Carlos Dias, autor da Lei 3459 que instituiu o Ensino Religioso confessional nas escolas públicas do Rio de Janeiro.

O Projeto de Formação Acadêmica para Professores e Educadores Católicos é organizado pela Pastoral da Educação, através do Serviço Católico de Formação Acadêmica da Diocese de Itaguaí. De acordo com a assessora, a proposta tem sido uma eficiente ferramenta de aperfeiçoamento das competências e habilidades dos professores e educadores favorecendo ainda a ampliação do currículo pessoal.

O seminário ocorre na Catedral São Francisco Xavier, das 8h30 às 17h. Mais informações pelo telefone (21) 9 9302-3794 ou pelo e-mail: joana.venancio@uol.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.