Por Redação A12 Em Igreja

Rede 'Scholas Occurrentes' criada pelo Papa Francisco se torna fundação pontifícia

A rede 'Scholas Occurrentes' que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo e de promoção social, criada pelo Papa quando era arcebispo de Buenos Aires, se tornou fundação pontífica. Com isso, a rede passa a receber apoio direto da Santa Sé. 

scholas_fundacao

Com um quirógrafo assinado em 15 de agosto passado, Francisco reconheceu a rede como “pia fundação autônoma” de direito pontifício, erigida como pessoa jurídica privada dentro do ordenamento canônico.

“Depois de expandir-se por mais de 70 países, nos cinco continentes, a 'Scholas' continua hoje estendendo a sua benéfica ação”, destacou Francisco no decreto papal. “Depois de um longo e louvável caminho, com provada fidelidade aos seus fins de fomentar e melhorar a promoção e o incremento da educação integral da pessoa, a 'Scholas Ocurrentes' atingiu seus objetivos, através da integração das suas comunidades educativas, oferecendo uma especial atenção às de menores recursos para que disponham do necessário e desenvolvam seu projeto vital, de acordo com suas culturas, convicções e valores universais transcendentes”, acrescentou.

O papa reconhece ainda que, “em razão do seu obrar, acompanhado e monitorado por referentes eclesiais competentes, a 'Scholas Ocurrentes' merece o encorajamento e o apoio da Santa Sé”.

As raízes da Scholas Ocurrentes estão nos programas 'Escuela de Vecinos e Escuelas Hermanas', desenvolvidos em Buenos Aires por iniciativa do então cardeal arcebispo Jorge Bergoglio. Atualmente, o projeto é estruturado como uma rede com identidade jurídica de direito civil constituída na Espanha e com presença em 70 países dos cinco continentes. Seu presidente é o professor José Maria del Corral.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.