Igreja

Repam movimenta ações para primeira década em 2024

A Rede Eclesial Pan-Amazônica destacou em texto publicado os desafios enfrentados durante o ano de 2023

Escrito por Redação A12

20 DEZ 2023 - 16H55 (Atualizada em 16 FEV 2024 - 11H57)

Repam

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) completa 10 anos em 2024, sendo celebrada como um organismo que nasceu para promover o trabalho em rede dentro e fora da Igreja católica, especialmente na região amazônica. O movimento da REPAM para essa nova década é também ser uma luz para outras realidades.

Recentemente, membros da REPAM visitaram várias entidades em Brasília, entre elas as Pontifícias Obas Missionárias (POM), o Observatório Luciano Mendes de Almeida (OLMA), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), para estreitar os laços e avançar em atividades além-Amazônia para os próximos anos.

Diversos modos de celebrar estão acontecendo durante o ano, assim como uma missa de ação de graças realizada em Puerto Maldonado, no Peru, em 15 de fevereiro, com a presença do Cardeal Pedro Ricardo Barreto Jimeno, arcebispo emérito de Huancayo. 

Balanço anual

Em 2023, A Repam (Rede Eclesial Pan-Amazônica) divulgou um texto fazendo um balanço do ano de 2023 e planejando a celebração da sua primeira década em 2024.

Segundo o texto divulgado, a Repam se uniu às seis Regionais da CNBB na Amazônia para encontrar soluções concretas de proteção dos povos e da Casa Comum.

O ano de 2023 foi um ano marcado por muitos desafios, incertezas e esperanças. A destruição das florestas, as mudanças climáticas, o desmatamento, as queimadas, os garimpos ilegais, as invasões dos territórios, a violência contra lideranças e a seca histórica na Amazônia”, diz o texto.

Apesar das dificuldades, a Repam destaca os homens e mulheres que lutaram contra pela vida.

Mulheres e homens da Amazônia brasileira se organizaram para resistir aos modelos de desenvolvimentos que degradam e aniquilam vidas. Com o apoio de organizações da cooperação internacional e da mobilização das diversas dioceses, prelazias, grupos, associações e movimentos sociais, as lutas e as iniciativas das comunidades foram fortalecidas”, diz o texto.

No fim do texto, fica em destaque a projeção para o ano de 2024, ano em que a Repam celebra os 10 anos de sua fundação.

Partilha, cuidado e resistência indicam o caminho para um 2024 com mais comunhão, justiça e participação. Unidos pela missão em favor dos povos da Amazônia, na defesa e no cuidado com a terra, as florestas, as águas e o ar que respiramos, celebraremos os 10 anos de fundação da Repam”, finaliza o texto.

Fonte: REPAM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...