Por Redação A12 Em Igreja

Romaria em Santa Catarina reúne milhares de fiéis pela devoção a Frei Bruno

Neste domingo, 1º de março, acontece em Santa Catarina a Romaria Penitencial Frei Bruno, que neste ano marca os 25 anos da sua criação, além dos 55 anos da morte do frade franciscano.

Romaria Frei BrunoTodos os anos a Romaria reúne mais de 50 mil pessoas nas ruas do município de Joaçaba. A ação é promovida e organizada pela Associação Amigos de Frei Bruno e a Catedral Santa Teresinha.

A primeira Romaria foi em 1987 por iniciativa do deputado Irai Zílio, devoto de Frei Bruno, na época com problemas de saúde, que começou a idealizar algo para aquela alma "tão bondosa", como ele mesmo dizia.

Movido pela devoção e pela fé, Irai organizou uma romaria penitencial, a ser feita todos os anos ao Jazigo de Frei Bruno. A Romaria Penitencial Frei Bruno, é reconhecida pela organização e demonstração de fé de todos os romeiros, que pedem pela Beatificação de Frei Bruno.

Processo de Beatificação
O processo da Causa do Servo de Deus recebeu o “Nihil obstat” (nada obsta) no dia 7 de maio de 2013, quando o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, enviou documento ao bispo da Diocese de Joaçaba (SC), D. Mário Marquez, OFMCap, informando não existir impedimento para iniciar oficialmente o processo de beatificação do frade franciscano.

Segundo Frei Estêvão, desde então a Comissão Diocesana nomeada pelo bispo tem trabalhado incansavelmente e deverá encerrar essa fase do processo neste ano, faltando apenas recolher relatos de eventuais milagres.

“Desde a nomeação do Tribunal Eclesiástico, em 2013, por D. Mário, estamos recolhendo os depoimentos juramentados sobre as virtudes do candidato. Simultaneamente, a Comissão Histórica está reunindo os documentos relativos à vida de Frei Bruno e uma comissão a ser constituída vai juntar e analisar os possíveis milagres de Frei Bruno”, explicou Frei Estêvão, vice-postulador da Causa.

Livro Frei Bruno“Renovo o apelo para que diante de qualquer dificuldade, o fiel devoto recorra à intercessão de Frei Bruno”, pede Frei Estêvão, para que as graças e milagres sejam documentadas antes, durante e depois de ocorridas.

Frei Clarêncio Neotti, presidente da Comissão Histórica do Processo de Beatificação e Canonização de Frei Bruno Linden, estará presente na Romaria, divulgando a biografia “Frei Bruno Linden, tudo para todos”, que foi escrita por ele como parte do processo de beatificação.

A Romaria acontece sempre durante a Quaresma porque é um tempo propício para conversão, penitência e preparação para a Páscoa do Senhor. Ela terá início às 8 horas na Catedral Santa Terezinha, passando em seguida pela rua 15 de Novembro e seguindo pela rua Caetano Branco até chegar no Cemitério Municipal Frei Edgar, onde, será celebrada a Santa Missa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.