Igreja

Saiba cinco curiosidades sobre a Imaculada Conceição de Maria

A Virgem Maria foi pura, santa e imaculada desde o seu nascimento. Uma convicção profunda da Igreja, que viu em Nossa Senhora a ‘Nova Eva’

Escrito por Redação A12

08 DEZ 2022 - 14H51 (Atualizada em 08 DEZ 2022 - 15H51)

Tiepolo -Wikipedia

Neste 8 de dezembro, celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição, proclamada como dogma (ensinamento revelado por Deus e proposto pela Igreja) pelo papa Pio IX com a bula “Ineffabilis Deus”, se referindo à santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, desde a sua Conceição.

Leia MaisDogmas Marianos: Imaculada ConceiçãoOração à Nossa Senhora da Imaculada ConceiçãoDesde o momento em que ela foi preservada da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão, citamos alguns fatos e curiosidades, para entendermos melhor esta verdade de fé.

O que é a Imaculada Conceição?

"Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria 'foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão'. O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como 'cheia de graça'.

Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus", diz o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 490.

Na bula do Papa Pio IX, é confirmado que, em Maria, não existe pecado, desde a sua concepção.

“Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.

Porque a Solenidade é em 8 de dezembro? É feriado nacional?

Neste dia, em 1854, Pio IX declarou oficialmente o dogma da Imaculada Conceição de Maria.

O dia é considerado feriado apenas em cidades e estados brasileiros que possuem leis específicas. Maranhão e Amazonas são os únicos que possuem legislação que promulga o feriado em todos as cidades e municípios.

Há, no entanto, outras 20 cidades espalhadas pelo Brasil que têm a data como feriado.

Maria nunca pecou?

A partir da redenção que foi aplicada a Maria no momento de sua concepção, ela foi protegida do pecado original e também do pecado pessoal.

"Os padres da tradição oriental chamam ã Mãe de Deus 'a toda santa' (Panaghia), celebram-na como 'imune de toda a mancha de pecado, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e dela fez uma nova criatura'. Pela graça de Deus, Maria manteve-se pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a vida", relata o Catecismo no parágrafo 493.

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12

Paralelo entre Maria e Eva

Adão e Eva foram criados sem mancha e sem pecado original. Os dois caíram em desgraça e, através deles, a humanidade estava destinada a pecar. Jesus e Maria também foram concebidos imaculados. Ambos permaneceram fiéis e assim, fomos redimidos do pecado. Jesus é o novo Adão e Maria, a nova Eva.

"O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria; e aquilo que a virgem Eva atou, com a sua incredulidade, desatou-o a Virgem Maria com a sua fé", disse Santo Irineu.

Maria como ícone do nosso destino

Quem morre na amizade com Deus vão para o céu e assim, serão libertados de todo pecado. Assim, todos voltaremos a ser “imaculados” (latim, immaculatus = “sem mancha”), se permanecermos fiéis a Deus. Ao dar a Maria esta graça desde o primeiro momento de sua concepção. São João Paulo II disse:

“Contemplando este mistério numa perspectiva mariana, podemos afirmar que ‘Maria é, ao lado do seu Filho, a imagem mais perfeita da liberdade e da libertação da humanidade e do cosmos. É para ela, pois, que a Igreja, da qual ela é mãe e modelo, deve olhar para compreender, na sua integralidade, o sentido de sua missão’”.


Peça a intercessão da Virgem Imaculada


Fonte: ACI Digital / NC Register

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.