Igreja

São Geraldo, nosso amigo no céu

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

14 OUT 2025 - 09H49 (Atualizada em 14 OUT 2025 - 11H21)

sidneydealmeida/ Adobe Stock

São Geraldo Majella, nascido em 1726 na Itália, é festejado no dia 16 de outubro no nosso calendário de Redentoristas.

É um santo que conquistou o coração do povo no mundo inteiro por sua vida simples e humilde, abençoada por Deus com muitos milagres. Estamos preparando diversas celebrações para comemorar os 300 anos do seu nascimento e assim torná-lo cada vez mais conhecido e amado entre os fiéis.

Viveu no tempo de Santo Afonso e por ele foi aceito na Congregação como irmão. Nascido numa família pobre, ficou órfão de pai aos 12 anos, e aprendeu o ofício de alfaiate para ajudar sua mãe e suas três irmãs. Ao sair de casa para abraçar a vida religiosa, deixou um bilhete no qual dizia: “Vou tornar-me santo”.

Apesar de sua saúde frágil, não recusou nenhum trabalho, pois tudo lhe parecia fácil quando se tratava de obedecer. Fazer a vontade de Deus era seu único desejo. Por isso, quando ficou doente, mandou escrever na porta de seu quarto: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Ele quer e enquanto quiser.” Uma de suas frases preferidas era: “A melhor oração é fazer o que agrada a Deus; e tudo que se faz por amor a Deus é oração.”

add O santo que fugiu de casa para ser Missionário Redentorista

Distinguiu-se por seu zelo apostólico, sua paciência nas enfermidades, caridade para com os doentes e necessitados, austeridades corporais, obediência e oração constante. É invocado como padroeiro das gestantes e das criancinhas por causa de um fato ocorrido numa visita sua a uma família.

Esqueceu lá na casa seu lenço, quiseram devolvê-lo e ele disse que ficassem com o lenço, que poderia ser útil. De fato, aconteceu que, num parto difícil da senhora da casa, o lenço foi colocado sobre seu corpo e logo a criança nasceu sem problemas. Em outros partos, também, o lenço foi providencial para um final feliz.

Quando Geraldo foi canonizado pelo Papa São Pio X em 1904, os Redentoristas começaram a construção de uma belíssima igreja dedicada a ele na cidade mineira de Curvelo. É a única basílica de São Geraldo no mundo inteiro e, conforme o parecer de entendidos, não existe igreja mais bonita dedicada a ele.

No seu interior há uma série de pinturas, retratando cenas da vida do santo, como a história do pãozinho branco que ele recebia de um menino que brincava com ele e era o próprio Jesus; a sua primeira Eucaristia, que lhe foi dada pelo arcanjo São Miguel; o pão que apareceu abundante na dispensa de uma mulher pobre e a sua morte, quando Nossa Senhora e os anjos o assistiram.

Geraldo Majella é um daqueles irmãos nossos que lá do céu nos animam com seu exemplo, nos ajudam com sua intercessão e nos fortalecem pela comunhão dos santos.

Leia também: Fatos que marcaram os primeiros anos da vida de São Geraldo Majella

Escrito por:
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...