Neste dia 21 de setembro, a Igreja celebra São Mateus Apóstolo e Evangelista. Leia MaisA presença de Maria no evangelho de São MateusMês da Bíblia: como São Mateus, estar disponível ao chamado de Deus
Em 2023, a liturgia dominical nos traz passagens do evangelho de São Mateus, um dos doze apóstolos de Jesus. Ele trabalhava em Cafarnaum como cobrador de impostos, quando Jesus o viu e o chamou.
Essa profissão era mal vista no judaísmo extremista, como se fosse uma classe de traidores da pátria que colaborava com os romanos dominadores do país e pessoas em permanente contato com pagãos.
Além de abandonar tudo imediatamente, Mateus ainda deu uma festa de despedida em sua casa, para a qual convidou os colegas e o próprio Jesus. Os fariseus criticaram o Mestre por Ele sentar-se à mesa com gente ‘ordinária’. Mas Ele deu-lhes uma boa lição: ‘Não vim chamar os justos e sim os pecadores’.
Mateus escreveu seu Evangelho para os judeus que abraçaram o Cristianismo. Procurou mostrar-lhes que Jesus é o novo Moisés, muito superior ao profeta máximo do antigo Israel. Ele veio ensinar como viver a ‘justiça’ cumprindo a vontade de Deus, interpretando e aperfeiçoando a lei em vigor.
Jesus é o Messias esperado pelo povo eleito, é aquele que os profetas anunciaram. Então, Mateus recorda dezenas de textos do Antigo Testamento que se cumprem na vida do Salvador.
A obra de Mateus é uma profunda catequese, na qual ele reúne em cinco sermões os ensinamentos de Jesus.
O sermão da montanha expõe os fundamentos da nova justiça; o sermão apostólico mostra como é feito o anúncio da Boa Nova; o sermão das parábolas explica em que consiste o Reino dos Céus, inaugurado por Jesus; o sermão sobre a Igreja ensina a viver em comunidade fraterna; o sermão escatológico anuncia a etapa final do Reino. Antes de cada sermão, há uma seção narrativa, na qual ganham relevo 19 milagres de Jesus selecionados pelo evangelista.
A obra começa narrando em dois capítulos a infância de Jesus e termina descrevendo o mistério pascal de Cristo: morte e ressurreição. O drama de Jesus se desenrola em cinco atos: primeiro, Ele é acolhido com entusiasmo pelas multidões por causa de seus milagres, porém depois começa a decepcionar o povo que esperava um Messias diferente.
Aí Jesus volta-se para a formação dos discípulos, cerne da futura Igreja. A perseguição dos inimigos chega então ao extremo, alcançando seu objetivo de tirar-lhe a vida. Mas Ele ressuscita e permanece o eterno Emanuel, Deus conosco para sempre no meio da sua Igreja.
Os aquedutos romanos
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R., conta a história e a importância dos aquedutos, obras arquitetônicas que foram base para o desenvolvimento do Império Romano.
5ª temporada de The Chosen estreia em plataformas digitais
Criador e parte do elenco de The Chosen participaram de evento no Vaticano como divulgação da 5ª temporada.
Papa recebe em mãos cartas com pedido de detentos brasileiros
Para Leão XIV recebeu cartas de detentos brasileiros que expressam a esperança que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.