Shutterstock
Notícias

Mês da Bíblia: como São Mateus, estar disponível ao chamado de Deus

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

16 SET 2021 - 07H10 (Atualizada em 23 SET 2021 - 10H21)

Neste mês da Bíblia, convidamos três seminaristas da Congregação do Santíssimo Redentor para partilhar suas histórias de vida e vocação, a partir de uma passagem bíblica. O primeiro a se apresentar é o jovem Guilherme Nastaro, que escolheu o chamado de Jesus a Mateus para o ajudar a contar a sua história.

:: Entenda porque setembro é o mês da bíblia

Meu nome é Guilherme Nastaro, tenho 24 anos, sou da cidade de Tietê, interior de São Paulo e, atualmente, estou no segundo ano de formação redentorista, primeiro ano do postulantado (filosofia). Resido na Comunidade Vocacional Dom Muniz, em Belo Horizonte (MG).

arquivo pessoal
arquivo pessoal

A Redenção que permeia nossa história parte de Jesus Cristo que se revela e nos convida a sermos seus amigos, seus discípulos e de anunciá-lo. Nesse sentido, eu, quando penso em uma história vocacional bíblica que me inspira, eu me lembro com curiosidade, atenção e, talvez, um pouco de espanto, do chamado de Mateus.

O Evangelho narrado por ele traz os simples dizeres: “Indo adiante, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me’. Este, levantando-se, o seguiu” (Mt 9, 9).

Leia Mais3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionáriaPor que o missionário não tem lugar fixo?Essa curtíssima história vocacional me surpreende pela profundidade com que ela se apresenta. Eu vivi, por muitos anos, na Comunidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Bairro Conceição, em Tietê (SP), onde os noviços redentoristas fazem pastoral até hoje e, por tempos, vivi a dinâmica de uma comunidade que respira o jeito alegre e profundo de cantar a Deus e de enxergar nele um Deus que nos ama e quer viver conosco.

Esse chamado de Mateus me surpreende porque eu recebi muitos convites e, por muito tempo, meu “eu” não queria saber de ouvir e entender o este chamado. Fui fazer faculdade e quando as coisas começaram a se encaminhar na direção de algumas certezas da profissão, Deus agiu. Num dia em que eu estava totalmente desprevenido, um convite muito gentil, curto e certeiro me fez entender que era hora de dar chance àquele chamado de Amor que me foi proposto.

Foi aí que fui descobrir o que significava a Congregação Redentorista, o que era a vida religiosa e aprendo mais a cada dia depois que fui acolhido com carinho pelo Secretariado Vocacional e ingressei na formação. Conheci Santo Afonso e os grandes santos Redentoristas e encontrei ali muito da minha espiritualidade e, aqui estou, vivendo esse processo: aprendendo como São Mateus a estar disponível e ouvir com carinho Àquele que nos chama.

Com certeza, todo dia é um processo novo, um “sim” novo a sermos verdadeiros com a proposta do Reino feita de forma particular a cada um de nós. O que me faz mais feliz nesta caminhada é saber que o Redentor me chama a caminhar com Ele. E se o chamado foi feito por Ele, temos a certeza de Sua presença, assim como Mateus encerra o Evangelho com as palavras de Jesus: “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28, 20).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...