Igreja

“Sentes compaixão?” é pergunta da CNBB para Jornada Mundial dos Pobres

Bispos do Brasil convidam a vencer indiferença diante dos pobres

Escrito por Redação A12

14 SET 2021 - 09H33 (Atualizada em 14 SET 2021 - 10H00)

shutterstock

Uma série de ações está sendo preparada para a celebração da 5ª edição da Jornada Mundial dos Pobres, no próximo dia 14 de novembro.

A iniciativa, que nasceu com o Papa Francisco em 2016, convida a vencer a indiferença diante dessa triste realidade que assola grande parcela da população mundial e, no caso do Brasil, dos mais de 61 milhões de brasileiros e brasileiras que sofrem o drama da pobreza e extrema pobreza.

O tema da campanha brasileira em 2021, “Sentes compaixão?”, é uma pergunta que convida a ter um posicionamento. Não é apenas um convite a refletir sobre a pobreza, mas a buscar soluções para aqueles que vivem sem condições mínimas de dignidade e cidadania.

As ações preparadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil contam com o Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres (14 de outubro); Semana Nacional do Gesto Concreto (7 a 14 de novembro); e a divulgação de um Manifesto pela Vida no dia 14 de novembro. 

Mensagem do Papa Francisco

Em sua mensagem para a jornada mundial deste ano, o Papa enfatiza que os pobres não são pessoas externas à comunidade eclesial, mas irmãos e irmãs cujo sofrimento se partilha, ou seja, nos convida a vencer a indiferença, porque a esmola é ocasional, mas a partilha é duradoura.

“Não se trata de serenar a nossa consciência dando qualquer esmola, mas antes contrastar a cultura da indiferença e da injustiça com que se olha os pobres", assinala o Papa. 

Francisco também argumentou que a pandemia agravou a pobreza e, por isso, “é urgente dar respostas concretas”. 

A jornada é uma oportunidade para tomada de consciência e convoca a cada comunidade e cada católico a ter um posicionamento diante do sofrimento causado pela pobreza. 

:: 7 pontos importantes da mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres

"Sentes compaixão?" Que essa pergunte ecoe em nossa mente e coração, e nos sensibilize para com a dor do próximo.

Reprodução
Elisangela Cavalheiro
Cartaz da campanha brasileira da Jornada Mundial dos Pobres de 2021


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...