Conversa no Espírito, conversação espiritual, conversa espiritual, representam a metodologia que o Sínodo sobre a Sinodalidade propõe para a Igreja como uma forma de escuta do Espírito Santo em vista de um melhor discernimento comunitário.
A metodologia empregada durante o Sínodo de 2021-2024 traz modos de reflexão que de certa forma já estão presentes nas comunidades, paróquias e pastorais, mas com alguns passos bem marcados.
É importante entender que este método não significa apenas um debate ou discussão sobre temas, ou diálogo de questões teológicas, ou espirituais. A conversa espiritual tem três características: escuta ativa, escuta receptiva e partilha do que mais tocou profundamente o grupo.
Abaixo, o passo a passo da conversa no Espírito proposta pelo Sínodo sobre a Sinodalidade:
Inicie com uma oração convidando o Espírito Santo para este momento.
Todos partilham os pensamentos e sentimentos em relação à questão apresentada. Foco é na escuta de cada um. Enquanto cada um fala, todos escutam. Neste momento, não existem réplicas ou discussões, apenas a escuta de cada membro.
Segundo momento de oração e silêncio
Uma nova rodada de apresentação de cada membro, agora cada um é convidado a falar sobre o que mais chamou a atenção acerca do que foi falado a partir da escuta ativa do outro. Cada um pode destacar o que mais tocou e desafiou nas falas dos demais.
Terceiro momento de oração e silêncio
Neste terceiro momento, o grupo identifica os pontos-chave a partir do discernimento realizado, iluminados pelo Espírito Santo. Para onde o Espírito Santo nos conduz?
directions_walk Ao final, o grupo pode definir os encaminhamentos que deverão se seguir a partir deste momento de discernimento comunitário.
Já conhecia este método ou já aplicou em alguma realidade de sua paróquia ou diocese? Conte para a gente nos comentários.
Se você ainda não sabe muito sobre o que é Sinodalidade, ainda tem tempo para entender!
Acesse A12.com/sinodalidade para ficar por dentro!
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.