Conversa no Espírito, conversação espiritual, conversa espiritual, representam a metodologia que o Sínodo sobre a Sinodalidade propõe para a Igreja como uma forma de escuta do Espírito Santo em vista de um melhor discernimento comunitário.
A metodologia empregada durante o Sínodo de 2021-2024 traz modos de reflexão que de certa forma já estão presentes nas comunidades, paróquias e pastorais, mas com alguns passos bem marcados.
É importante entender que este método não significa apenas um debate ou discussão sobre temas, ou diálogo de questões teológicas, ou espirituais. A conversa espiritual tem três características: escuta ativa, escuta receptiva e partilha do que mais tocou profundamente o grupo.
Abaixo, o passo a passo da conversa no Espírito proposta pelo Sínodo sobre a Sinodalidade:
Inicie com uma oração convidando o Espírito Santo para este momento.
Todos partilham os pensamentos e sentimentos em relação à questão apresentada. Foco é na escuta de cada um. Enquanto cada um fala, todos escutam. Neste momento, não existem réplicas ou discussões, apenas a escuta de cada membro.
Segundo momento de oração e silêncio
Uma nova rodada de apresentação de cada membro, agora cada um é convidado a falar sobre o que mais chamou a atenção acerca do que foi falado a partir da escuta ativa do outro. Cada um pode destacar o que mais tocou e desafiou nas falas dos demais.
Terceiro momento de oração e silêncio
Neste terceiro momento, o grupo identifica os pontos-chave a partir do discernimento realizado, iluminados pelo Espírito Santo. Para onde o Espírito Santo nos conduz?
directions_walk Ao final, o grupo pode definir os encaminhamentos que deverão se seguir a partir deste momento de discernimento comunitário.
Já conhecia este método ou já aplicou em alguma realidade de sua paróquia ou diocese? Conte para a gente nos comentários.
Se você ainda não sabe muito sobre o que é Sinodalidade, ainda tem tempo para entender!
Acesse A12.com/sinodalidade para ficar por dentro!
Diocese de Osório (RS) comunica falecimento de Dom Thadeu Gomes
Morre aos 95 anos Dom Thadeu Gomes Canella, primeiro Bispo da Diocese de Osório, referência pastoral no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e figura marcante da Igreja.
O que os Papas já falaram sobre intolerância religiosa?
Veja o que Papas como Francisco, Bento XVI, João Paulo II e Paulo VI disseram sobre intolerância religiosa e os desafios atuais da convivência entre a fé.
Quantos anos Michelangelo dedicou à pintura da Capela Sistina?
Olhar para o impressionante afresco de Michelangelo presente na Capela Sistina desperta a curiosidade sobre o tempo necessário para o artista concluir a obra.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.