Neste terceiro domingo do Tempo Comum, que será vivenciado no dia 23 de janeiro, celebramos o Domingo da Palavra de Deus.
A celebração foi instituída pelo Papa Francisco em 2019, a partir da Carta Apostólica Motu Proprio “Aperuit Illis”.
A data é um convite para que toda a Igreja reflita sobre a importância dos textos sagrados, motivando cada cristão a se envolver e se aproximar da Bíblia, para melhor compreender e viver os ensinamentos de Deus.
"O Domingo da Palavra de Deus", sublinha o Pontífice, "situa-se num período do ano que convida a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos": “Não é uma mera coincidência temporal: celebrar o Domingo da Palavra de Deus expressando um valor ecumênico, porque as Sagradas Escrituras indicam para aqueles que se colocam à escuta, o caminho a ser percorrido para alcançar uma unidade autêntica e sólida”. (Papa Francisco, 30/09/2019).
check Celebrar o domingo como um dia solene;
check Entronizar o texto sagrado de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia;
check Os Bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar atenção para a importância da Palavra de Deus na Liturgia;
check Preparar bem os leitores para fazer o anúncio da Palavra de Deus na celebração;
check Os párocos podem encontrar formas de entregar a Bíblia ou um dos seus livros a toda assembleia;
check Além disso, os pastores têm a grande missão de preparar a homilia. Em muitos casos, está é a única oportunidade que os fiéis têm para ouvir sobre a beleza da Palavra de Deus e como esses ensinamentos se aplicam na sua vida diária.
🙏Aproveite a celebração deste domingo para alimentar o Espírito e descobrir como é bom viver em profundidade a relação com Deus e os irmãos.
Leia MaisLectio Divina: leitura orante da Palavra de Deus“A Palavra de Deus é capaz de abrir os nossos olhos, permitindo-nos sair do individualismo que leva à asfixia e à esterilidade, enquanto abre a estrada da partilha e da solidariedade”, explicou Francisco na Carta Apostólica.
Nesta caminhada de abertura a Deus e ao próximo, Maria também é a Mãe que guia por meio de seus exemplos, como lembra a Carta Apostólica:
“A bem-aventurança de Maria antecede todas as bem-aventuranças pronunciadas por Jesus para os pobres, os aflitos, os mansos, os pacificadores e os que são perseguidos, porque é condição necessária para qualquer outra bem-aventurança ”.
Fonte: Vatican News
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.