Igreja

Terceiro domingo do tempo comum é dedicado à celebração da Palavra de Deus

Escrito por Marília Ribeiro

21 JAN 2022 - 11H17 (Atualizada em 21 JAN 2022 - 14H05)

Gustavo Cabral

Neste terceiro domingo do Tempo Comum, que será vivenciado no dia 23 de janeiro, celebramos o Domingo da Palavra de Deus.

A celebração foi instituída pelo Papa Francisco em 2019, a partir da Carta Apostólica Motu Proprio “Aperuit Illis”.

A data é um convite para que toda a Igreja reflita sobre a importância dos textos sagrados, motivando cada cristão a se envolver e se aproximar da Bíblia, para melhor compreender e viver os ensinamentos de Deus.

"O Domingo da Palavra de Deus", sublinha o Pontífice, "situa-se num período do ano que convida a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos": “Não é uma mera coincidência temporal: celebrar o Domingo da Palavra de Deus expressando um valor ecumênico, porque as Sagradas Escrituras indicam para aqueles que se colocam à escuta, o caminho a ser percorrido para alcançar uma unidade autêntica e sólida”. (Papa Francisco, 30/09/2019).

Para celebrar a data, o Papa Francisco orienta:

check Celebrar o domingo como um dia solene;

check Entronizar o texto sagrado de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia;

check Os Bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar atenção para a importância da Palavra de Deus na Liturgia;

check Preparar bem os leitores para fazer o anúncio da Palavra de Deus na celebração;

check Os párocos podem encontrar formas de entregar a Bíblia ou um dos seus livros a toda assembleia;

check Além disso, os pastores têm a grande missão de preparar a homilia. Em muitos casos, está é a única oportunidade que os fiéis têm para ouvir sobre a beleza da Palavra de Deus e como esses ensinamentos se aplicam na sua vida diária.

🙏Aproveite a celebração deste domingo para alimentar o Espírito e descobrir como é bom viver em profundidade a relação com Deus e os irmãos.

Leia MaisLectio Divina: leitura orante da Palavra de DeusA Palavra de Deus é capaz de abrir os nossos olhos, permitindo-nos sair do individualismo que leva à asfixia e à esterilidade, enquanto abre a estrada da partilha e da solidariedade, explicou Francisco na Carta Apostólica.

Nesta caminhada de abertura a Deus e ao próximo, Maria também é a Mãe que guia por meio de seus exemplos, como lembra a Carta Apostólica:

A bem-aventurança de Maria antecede todas as bem-aventuranças pronunciadas por Jesus para os pobres, os aflitos, os mansos, os pacificadores e os que são perseguidos, porque é condição necessária para qualquer outra bem-aventurança ”.

arrow_forward Acesse aqui para acompanhar no Aparecida ao Vivo, a Missa de Aparecida e celebrar o Domingo da Palavra de Deus.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.