O Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano lançou recentemente o concurso internacional de música sacra ‘Francesco Siciliani’. A iniciativa é organizada por um dos festivais de música sacra mais antigos da Itália, o ‘Sagra Musicale Umbra’ e é aberto a compositores de todo o mundo. O concurso tem como proposta promover um encontro entre a música contemporânea e o sagrado. O tema das composições nesta edição será o ‘Pai Nosso’. No ano passado foi o Credo Apostólico.
As composições podem ser enviadas em qualquer estilo e língua, com coro, com ou sem órgão, partindo do tema do Pai Nosso. As inscrições podem ser feitas até o mês de junho.
Cada peça será examinada separadamente por um júri internacional que não saberá quem é o compositor do trabalho que estiver sendo julgado. As três peças finalistas terão que ser apresentadas ao vivo na ‘Sagra Musicale Umbra’. O evento acontecerá de 6 a 14 de setembro de 2014, na Itália.
Cada peça será interpretada por um dos coros mais famosos do mundo, o ‘Saint Jacob's Chamber Choice’, de Estocolmo.
Segundo Alberto Battisti, diretor do concurso, “não existem muitas composições de prestígio feitas a partir do Pai Nosso. Então, disse, com novas versões, esperamos acrescentar uma grande contribuição ao repertório musical”.
O concurso busca novos talentos para continuar a transmitir a emoção que a música sacra oferece, especialmente, dentro da cultura católica.
Na última edição foram 210 participantes de todo o mundo. Neste ano, a organização espera poder ultrapassar essa marca com mais composições.
Acesse as informações do concurso aqui.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.