Shutterstock
Igreja

Vaticano reduz salários de cardeais e alto escalão

Escrito por Redação A12

24 MAR 2021 - 08H35 (Atualizada em 24 MAR 2021 - 15H45)

Leia MaisO que o Papa diz sobre a Semana Santa?

O Papa Francisco decidiu reduzir, a partir de 1º de Abril, proporcionalmente e por tempo indeterminado, os salários dos cardeais (10%), dos chefes de dicastérios e secretários (8%), e de todos os sacerdotes, religiosos e religiosas em serviço junto à Santa Sé (3%).

Ao mesmo tempo, todos os funcionários - inclusive os já mencionados – terão congelados até 2023 o aumento de salário por tempo de serviço (exceto para funcionários leigos abaixo do quarto nível).

O Vaticano decidiu intervir, "segundo critérios de proporcionalidade e progressividade", com ajustes que dizem respeito especialmente aos clérigos, aos religiosos e aos níveis mais altos.

A decisão papal foi motivada, lê-se em motu proprio, pelo déficit que há vários anos caracteriza a gestão econômica da Santa Sé, e sobretudo pela situação criada pela pandemia, que afetou negativamente todas as fontes de renda da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. O objetivo da iniciativa é colaborar para um futuro economicamente sustentável para a missão dos organismos da Igreja.

Essas disposições também se aplicam ao Vicariato de Roma, aos Cabidos das Basílicas Papais Vaticana, de Latrão e Liberiana, à Fábrica de São Pedro e à Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Continue lendo sobre: papa, Igreja

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...