Por Redação A12 Em Evangelhos Atualizada em 14 DEZ 2017 - 14H06

Evangelho em Libras | 3º Domingo do Advento - Ano B


Reflexão: Padre Marcelo Magalhães - C.Ss.R

Intérprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha
Evangelho - Deus Conosco Dia a Dia

3º Domingo do Advento
(Jo 1,6-8.19-28)

Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 
Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 
Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 
Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor. 

Reflexão

O terceiro domingo do Advento é também conhecido como o “domingo da alegria”, pois traz este apelo nesta caminhada de preparação para o Natal. Rezamos a alegria da espera na certeza do Senhor que vai chegar. Mas a alegria desse domingo não deve ser confundida com as alegrias passageiras dos consumos materiais. O único presente que temos que dar aos nossos irmãos é o amor, e ele não custa nada. Assim, fica forte em nosso coração a alegria que vem do coração de Deus e que toca nosso coração, a alegria da espera por saber que um novo tempo vai chegar. O Evangelho deste domingo traz novamente a figura de João Batista, o profeta que anuncia a alegria, anunciando a esperança de um novo tempo que se aproxima, onde as coisas antigas serão transformadas, substituindo as regras da lei pela prática concreta do amor. Com seu gesto, João também nos convida a sermos testemunhas desta luz que vai chegar. Assim, através de nós, Cristo será luz capaz de iluminar a vida e a história de muitas pessoas.

.:: Confira a liturgia do dia

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.