Por Redação A12 Em Evangelhos Atualizada em 03 JAN 2019 - 10H54

Evangelho em Libras: Solenidade da Epifania do Senhor – Ano C

Reflexão: Pe. Luiz Camilo Jr - C.Ss.R 
Interprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer.

Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: ‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’”. Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido.

Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.

Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós Senhor.

REFLEXÃO

A celebração da Epifania do Senhor significa a manifestação de Deus a todos os povos. Sendo assim, a liturgia também nos convida a perceber como Deus se manifesta hoje entre nós e quais são os sinais da manifestação de Deus em nossa vida. O Evangelho de Mateus começa dizendo que Jesus nasceu em Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes.

Dizer que nasceu no tempo de Herodes significa que o nascimento de Jesus acontece num tempo muito difícil, de profunda escuridão. Mas a estrela do Menino Deus não é ofuscada, pois seu brilho chega a todos os cantos da terra, chega ao oriente e motiva os magos a virem à sua procura para adorá-lo. E os magos vêm do oriente até Belém seguindo a luz desta estrela diferente que apareceu no céu. Seguindo esta luz, eles chegam ao lugar onde estava o menino Jesus, junto com Maria, sua mãe. Belém não é um lugar insignificante, como Herodes e outros poderosos da época imaginavam.

Pois os profetas previram o nascimento do Salvador neste lugar esquecido pelos poderosos do mundo, mas escolhido por Deus para manifestar sua presença de amor junto à humanidade. Ao encontrar o menino, os magos se ajoelham diante dele e oferecem presentes (ouro, incenso e mirra). O ouro representa o reconhecimento da realeza de Jesus. O incenso representa o reconhecimento da sua divindade.

Eles estavam diante de um rei divino. E a mirra é o reconhecimento que este rei daria a vida pela vida de seu povo. Doar a mirra não significa unicamente dizer que este rei também passará pela experiência da morte, mas sim da doação da vida no amor, que o fará ser entrega total pela salvação das pessoas. E ao acolher a manifestação de Deus, na pequena criança, os magos retornam para casa, seguindo outro caminho, ou seja, ao nos encontrarmos com Deus temos nossa vida transformada, seguindo agora o caminho que Ele nos aponta. Nós também somos convidados a abrir nosso coração diante de Jesus e oferecer a ele o que de melhor temos em nós: o amor, a justiça, a verdade, a solidariedade, a paz. 

Acesse também:

:: Deus Conosco Editora Santuário

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.