Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançaram a misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
- Palavra da Salvação.
- Glória vós Senhor.
Reflexão
Celebrar todos os santos é um momento especial para refletirmos nossa vocação à santidade, vocação que recebemos pelo nosso batismo. O próprio Jesus nos diz: “Sede santos como o vosso Pai do céu é santo”. Assim, a santidade é a meta a ser conquistada por todos que se consagraram pelo batismo e se propuseram a seguir Jesus.
Nesta liturgia, a Igreja nos convida a fazer memória de todos aqueles que viveram a radicalidade do batismo na doação da vida por amor ao reino. É dia de rezar o testemunho que os santos e santas nos deixaram e de trazer seus exemplos para nossa caminhada de fé. Ninguém nasce santo, a santidade é uma conquista do dia a dia, quando deixamos o amor de Cristo vencer em nós. A santidade é aprender a amar do jeito que Jesus amou.
Santidade é poder dizer como São Paulo: “É Cristo que vive em mim!”. No evangelho das bem-aventuranças, Jesus apresenta o caminho para a felicidade que é o caminho da santidade. Jesus está dizendo: quer ser feliz, seja santo!
A santidade passa pela capacidade de nos revestirmos de humildade, de mansidão, de buscarmos em tudo a justiça que edifica o reino de Deus. A santidade é a vivência da misericórdia e a busca da pureza do coração, que nos faz ser capazes de enxergarmos Deus em nós mesmos e na vida das pessoas.
A santidade é também a capacidade de enfrentar os obstáculos e perseguições por amor a Jesus, sem deixar se abater, pois a fé nos faz saber que a última palavra sobre nosso destino será sempre do Senhor.
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.