“No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia e lá se encontrava a mãe de Jesus. Também Jesus foi convidado para a festa com seus discípulos. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, que importa isso a mim e a ti? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”.” (Jo 2, 1-5)
No Tempo Comum, a Igreja Católica lembra os passos da vida pública de Jesus. Neste segundo domingo do Tempo Comum do Ano Litúrgico C, o Evangelho nos conta sobre as Bodas de Caná, momento em que Jesus realizou seu primeiro milagre, a transformação da água em vinho.
Jesus iniciou sua missão de anunciar o Reino de Deus a partir do seu batismo, assim como nós somos chamados a fazer. Nossa vida como cristãos se inicia a partir do nosso batismo, ali somos chamados à missão.
Depois de ser batizado, Jesus dá início à sua vida pública, e foi nas Bodas de Caná que Jesus transformou a água em vinho, dando ali um sinal que inspira a fé dos discípulos.
Durante a festa, falta vinho. Maria avisa Jesus, que discretamente transforma água em vinho, mostrando a proximidade e discrição de Deus. Os discípulos acreditam que Deus está presente em Jesus, refletindo o amor divino.
Este acontecimento em que João nos relata, é possível também perceber que Maria acredita em seu filho desde o início e sabe que Ele está preparado, porém, ela não pede a Ele que faça algo, apenas o informa sobre a situação e é Ele que decide fazer. Maria apenas olha ao redor e indica o caminho aos discípulos: “Fazei tudo o que ele vos disser”.
Papa Francisco refletiu sobre este trecho do Evangelho durante o Angelus de 16 de janeiro de 2022, e nos convida a pensar que Jesus deu seu primeiro sinal de forma discreta, atendendo uma simples necessidade do povo e que é desta maneira que Ele se mostra a nós.
“É bom pensar que o primeiro sinal que Jesus realiza não é uma cura extraordinária nem um milagre no templo de Jerusalém, mas um gesto que responde a uma necessidade simples e concreta das pessoas comuns, um gesto doméstico, um milagre, por assim dizer, 'na ponta dos pés', discreto, silencioso. Ele está pronto para nos ajudar, para nos aliviar. E assim, se estivermos atentos a estes 'sinais', somos conquistados pelo seu amor e tornamo-nos seus discípulos”.
Quais sinais Cristo já deu em sua vida e você deixou passar, pensando ser algo simples demais? É preciso compreender que Deus está ao nosso lado, Ele nos dá sinais, Ele nos convida, Ele age na simplicidade também, não apenas em grandes milagres.
O Evangelho nos mostra que os sinais de Jesus são oportunidades que cada discípulo tem de exercitar e renovar sua fé, pois os sinais não forçaram ninguém a acreditar em Jesus, mas foi a partir desses sinais que seus discípulos passaram a confiar mais e fortalecer sua fé.
Pe. Eduardo Ribeiro, Missionário Redentorista e mariologista, refletiu em sua participação no Programa Benção da Manhã, na TV Aparecida, sobre o papel de Maria neste primeiro sinal de Jesus, quando ela pede aos discípulos que façam o que Ele pede, e é isso que Ela nos faz até hoje, nos indica o caminho e pede para que possamos confiar em seu filho.
“Depende do esforço pessoal nosso de fazer acontecer aquilo que Nossa Senhora diz aos discípulos lá nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Eles obedeceram, depende de nós, da nossa disposição, da nossa vontade, da nossa fé. Se fizermos aquilo que Nossa Senhora pediu para os discípulos e pede para nós, é certo que a abundância vai acontecer”.
Compreendendo os sinais da vida pública de Jesus, compreendemos também nossa fé. Que possamos diariamente fortalecer nossa fé e confiar na intercessão de Maria, que nos indica o caminho para nos aproximarmos de Deus.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.