Liturgia

Cristo, o Pão Vivo descido do Céu que nos fortalece!

Nosso Senhor se declara como alimento para dar vida ao mundo, um memorial da Sua doação que resultou na Cruz

Escrito por Alberto Andrade

09 AGO 2024 - 09H55 (Atualizada em 09 AGO 2024 - 10H35)

Wikipedia

"Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá" (Jo 6, 48-50)

A liturgia deste 19º Domingo do Tempo Comum dá continuidade às reflexões dos domingos anteriores revela a solícita preocupação de Deus em oferecer vida plena e definitiva à humanidade. Somos chamados a abandonar o orgulho, a prepotência e acolher com reconhecimento e gratidão os dons oferecidos pelo Senhor.

Um desses exemplos está na Primeira Leitura (1Rs 19,4-8) , quando o profeta Elias se encontra no deserto em meio à perseguição, ao desespero e à desolação. Apesar do sofrimento atravessado, o profeta compreende que está diante de um momento de graça que favorece o amadurecimento e fortalece o vínculo com Deus. O pão e a água, alimentos através dos quais Elias recupera as forças, manifestam a bondade e o amor de Deus que anima os seus profetas.

No Evangelho de São João (6, 41-51) Jesus proclama-se como o Pão Vivo que desceu do Céu para dar a Vida ao mundo. A multidão, que já havia visto a milagrosa multiplicação dos pães e os outros diversos milagres, não aceita a Sua humanidade, acusando-O de assumir para si algo que pertence somente a Deus.

Cristo informa que, embora o maná houvesse saciado a fome física dos israelitas no deserto, não deu a eles a vida definitiva. O alimento passageiro não transformou os seus corações nem os tornou capazes de caminhar para a vida plena, livre e verdadeira.

Wikipedia
Wikipedia


Para que esse pão sacie plenamente a fome de vida e dignidade que habita em nosso coração é preciso acreditar na Vida e na Palavra de Jesus. Acreditar não apenas no sentido de afirmar, mas de verdadeiramente crer, isto é, acolher as suas propostas e viver na vida diária o que Ele ensinou e viveu.

Semana Nacional da Família 2024

A Igreja no Brasil organiza esta iniciativa entre os dias 11 e 17 de agosto para refletir, fortalecer e renovar os laços familiares à luz da fé cristã. O tema deste ano, “Família e Amizade”, e o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que convida todos os fiéis a viver a fraternidade de maneira concreta e autêntica.

Doidam 10 / Shutterstock
Doidam 10 / Shutterstock


 "A família é o núcleo fundamental da sociedade, onde os valores e princípios são transmitidos de geração em geração. É no seio da família que aprendemos o significado do amor, do respeito, da solidariedade e da fé. No entanto, em um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado, as relações familiares e de amizade muitas vezes são desafiadas por uma série de fatores, como a falta de tempo, o estresse cotidiano e a influência das redes sociais",
disse Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá (PR).


Padre Queimado explica o verdadeiro significado da Eucaristia



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...