"Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá" (Jo 6, 48-50)
A liturgia deste 19º Domingo do Tempo Comum dá continuidade às reflexões dos domingos anteriores revela a solícita preocupação de Deus em oferecer vida plena e definitiva à humanidade. Somos chamados a abandonar o orgulho, a prepotência e acolher com reconhecimento e gratidão os dons oferecidos pelo Senhor.
Um desses exemplos está na Primeira Leitura (1Rs 19,4-8) , quando o profeta Elias se encontra no deserto em meio à perseguição, ao desespero e à desolação. Apesar do sofrimento atravessado, o profeta compreende que está diante de um momento de graça que favorece o amadurecimento e fortalece o vínculo com Deus. O pão e a água, alimentos através dos quais Elias recupera as forças, manifestam a bondade e o amor de Deus que anima os seus profetas.
No Evangelho de São João (6, 41-51) Jesus proclama-se como o Pão Vivo que desceu do Céu para dar a Vida ao mundo. A multidão, que já havia visto a milagrosa multiplicação dos pães e os outros diversos milagres, não aceita a Sua humanidade, acusando-O de assumir para si algo que pertence somente a Deus.
Cristo informa que, embora o maná houvesse saciado a fome física dos israelitas no deserto, não deu a eles a vida definitiva. O alimento passageiro não transformou os seus corações nem os tornou capazes de caminhar para a vida plena, livre e verdadeira.
Para que esse pão sacie plenamente a fome de vida e dignidade que habita em nosso coração é preciso acreditar na Vida e na Palavra de Jesus. Acreditar não apenas no sentido de afirmar, mas de verdadeiramente crer, isto é, acolher as suas propostas e viver na vida diária o que Ele ensinou e viveu.
Semana Nacional da Família 2024
A Igreja no Brasil organiza esta iniciativa entre os dias 11 e 17 de agosto para refletir, fortalecer e renovar os laços familiares à luz da fé cristã. O tema deste ano, “Família e Amizade”, e o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que convida todos os fiéis a viver a fraternidade de maneira concreta e autêntica.
"A família é o núcleo fundamental da sociedade, onde os valores e princípios são transmitidos de geração em geração. É no seio da família que aprendemos o significado do amor, do respeito, da solidariedade e da fé. No entanto, em um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado, as relações familiares e de amizade muitas vezes são desafiadas por uma série de fatores, como a falta de tempo, o estresse cotidiano e a influência das redes sociais", disse Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá (PR).
Padre Queimado explica o verdadeiro significado da Eucaristia
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Envelhecer bem é possível, mas como?
O livro “A Arte de Envelhecer” mostra como chegar aos 60 anos com dignidade e traz reflexões atuais sobre a terceira idade no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.