Para celebrar esta Solenidade, padre Henrique Maciel dá algumas orientações para a preparação da liturgia.
Assim como a Páscoa, a festa de Pentecostes também já era celebrada antes de Jesus, com o nome de Festa das Colheitas ou Festa das Semanas. Mais tarde, ela passou a ser chamada de Pentecostes e carrega um profundo significado e tradição.
Pentecostes é uma solenidade celebrada cinquenta dias após a Ressurreição de Jesus. Na liturgia, a celebração de Pentecostes encerra o Tempo Pascal e, depois, retornamos ao Tempo Comum, tempo de rezar a vida pública de Jesus e a nossa missão como seus discípulos.
::. Saiba mais: O que celebramos em junho na Igreja Católica?
Para celebrar esta Solenidade, que neste ano ocorre no dia 8 de junho, padre Henrique Maciel dá algumas orientações para a preparação da liturgia. Segundo o sacerdote, a criatividade pode nos ajudar a rezar melhor e nesta celebração, devemos priorizar os símbolos do Espírito Santo.
Quais são esses símbolos? Dentre eles estão a cor litúrgica da celebração, a Menorah (castiçal de sete velas), água, perfume do incenso e o óleo.
A cor litúrgica é o vermelho, representando os dons do Espírito Santo e recordando o sangue, o martírio.

O uso da Menorah que é um candelabro com sete braços com velas para recordar dos sete dons do Espírito Santo.

O incenso é um símbolo de oração, purificação, adoração e reverência. O perfume nele acrescenta um elemento jubiloso e alegre.

Para compreender melhor sobre o significado desta solenidade e como preparar bem a celebração, confira a explicação do padre Henrique a seguir:
share Gostou destas dicas? Compartilhe com os seus amigos de comunidade, para que mais pessoas possam celebrar bem esta solenidade, preparando a celebração com atenção e cuidado para ajudar o povo de Deus a rezar!
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.