Liturgia

"Eis o Cordeiro de Deus!" Confira a homilia deste domingo!

Jesus inicia a sua missão de anunciar o Reino de Deus

Escrito por Alberto Andrade

14 JAN 2024 - 00H00

Reprodução - Facebook

"André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: 'Encontramos o Messias' (que quer dizer: Cristo)". (Jo 1, 40-41

No domingo passado, nós celebramos a Epifania do Senhor, a manifestação de Jesus a todos os povos. Na segunda-feira (8) relembramos o Batismo de Jesus.

Leia MaisPapa afirma que teologia deve interpretar o Evangelho no mundo de hojePor que algumas passagens do Evangelho se repetem?Agora retomamos o caminho do Tempo Comum do Ano Litúrgico B. A nossa missão como cristãos tem início no batismo, assim como aconteceu com Jesus: a partir do batismo no Rio Jordão, Cristo inicia sua missão de anunciar o Reino de Deus.

O Filho estava pronto para cumprir a vontade de Deus Pai com palavras e ações concretas de misericórdia. O início desta missão marca também o início da comunidade de discípulos que o Mestre procurou desenvolver.

Ele estava pronto para cumprir a vontade de Deus com palavras e ações concretas de misericórdia. Sinais visíveis e sensíveis da redenção que deveria semear no mundo. O início da missão de Jesus marca também o início da comunidade de discípulos que o Mestre procurou constituir.

Wikipedia
Wikipedia


No Evangelho de São João nos deparamos com uma cena de chamado e resposta. Jesus tinha ido ao Jordão para ser batizado por João Batista. No Batismo, Jesus foi indicado pelo Batista como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” e dá seu testemunho proclamando que Jesus é o Salvador e o Messias esperado.

No dia seguinte, João estava com dois discípulos e viu Jesus que passava e novamente indicou e chamou Jesus de “Cordeiro de Deus”. Jesus estava passando, logo no início de sua missão e João estava parado e percebeu que o seu tempo estava terminando. Ele já tinha proclamado que nada significava em relação ao Salvador (Jesus) que estava para chegar. João não é apegado a nada, nem a seus discípulos. Os dois discípulos deixam de seguir João para ir ao encontro de Jesus indicado pelo Batista.

Quando Jesus percebe que eles estão o seguindo, os convida a uma experiência mais próxima, perguntando: "O que vocês querem?". Esse convite pessoal de Jesus é significativo, pois Ele deseja uma relação próxima e direta com Seus seguidores.

.:: Padre Jorge Américo, C.Ss.R., no YouTube do Aparecida ao Vivo, reflete o Evangelho deste segundo domingo do Tempo Comum


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...