Dois importantes eventos aconteceram em Aparecida (SP) entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. O primeiro foi a 36ª Assembleia da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI), que durante cinco dias, no Seminário Santo Afonso, estudaram ciências litúrgicas na perspectiva da ação da Igreja na América Latina.
O segundo evento foi o Catequistas Brasil, onde quase três mil agentes participaram de momentos de formação e espiritualidade, com diversos espaços para conteúdos a respeito da missão atual do Ministério da Catequese em nosso país.
Existe em nossa fé católica, portanto, uma sintonia entre a fé, a celebração e a vida, pelo mistério de Jesus, anunciado na catequese, também pelo ensino da ritualidade, do simbolismo e do ritmo que a liturgia imprime pelo seu caráter evangelizador e santificador.
Estamos em um caminho muito interessante em vista da unidade entre a catequese, como educação da fé, e a liturgia, celebração da fé: duas faces da mesma realidade, ambas importantes, que expressam a identidade do nosso ser cristão, porque possibilitam a experiência com a Pessoa de Jesus Cristo.
A Editora Santuário te ajuda a mergulhar mais neste mistério ao lançar o livro “Liturgia e Catequese: Um só coração”, que faz parte da coleção “Formação para Catequistas”, um verdadeiro guia para a formação de catequistas, equipes de liturgia e de toda a comunidade.
Trata-se de uma capacitação para que cumpram com zelo o ministério a cada um confiado, para sermos um só coração, uma só fé e uma só esperança.

Os autores, Frei Luís Felipe Marques, OFM, e o Padre Thiago Faccini Paro, ressaltam na obra que a vida cristã é sustentada pela liturgia, escola da oração e presença do mistério, e pela catequese, escola da fé e da consolidação da vivência comunitária.
“Sem dúvida esse é um dos maiores desafios para a liturgia. Fazer com que essa geração que nasceu 'online', podemos dizer assim, compreenda a liturgia. Uma vez que a lógica da liturgia é completamente diferente da nossa lógica racional ocidental. Então, a liturgia passa pelos sentidos. Então, a liturgia precisa ser experimentada! O livro está baseado na última encíclica do Papa Francisco que fala do Sagrado Coração de Jesus. Então, utilizamos a analogia que o Papa faz do coração para mostrar que catequese e liturgia estão no mesmo movimento e que uma depende da outra”, disse o Padre Thiago em entrevista ao A12.
Você pode ter mais informações sobre o livro “Liturgia e Catequese: Um só coração”, aqui na página da Editora Santuário ou em uma das unidades da Livraria Santuário em Aparecida (SP).
“Nós precisamos criar essa sensibilidade para a arte de celebrar, criar essa sensibilidade para fazê-los compreender como se dá a lógica da liturgia e a sua comunicação simbólica ou ritual. E é isso que o livro quer trazer, para que os catequistas, nos seus encontros de catequese, traduzam esse movimento de modo concreto, através das catequeses mistagógicas para seus catequizandos. E ajudá-los a experimentar, fazer a experiência do mistério através da ação litúrgica. Uma vez que a gente compreende a liturgia, a gente se encanta por ela, porque ninguém ama aquilo que não conhece”, ressalta o sacerdote.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Natal e desigualdade social: o que a fé nos ensina a fazer
O Natal reacende a reflexão sobre pobreza e violência, lembrando que a partilha concreta é resposta essencial para devolver dignidade e esperança social.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.