Encerramos o mês de junho que foi repleto de celebrações solenes, como Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Natividade de São João Batista, Sagrado Coração de Jesus e São Pedro e São Paulo Apóstolos.
As celebrações litúrgicas da Igreja têm grande significado para nós, pois permitem reviver, ao longo do ano, eventos fundamentais da fé cristã, da vida de Jesus e da história da salvação.
Celebrar é uma maneira de recordar e aprofundar a compreensão da mensagem cristã em nossas vidas. No mês de julho, duas festas litúrgicas nos convidam a uma atenção especial: Nossa Senhora do Carmo e Santa Maria Madalena.
A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo acontece em 16 de julho e celebra a sua aparição a São Simão Stock, que ocorreu no mesmo dia em 1251, ou seja, há mais de 700 anos.
O primeiro livro dos Reis, das Sagradas Escrituras, narra o encontro do profeta Elias com alguns homens, no Monte Carmelo, para proteger a integridade da fé e enfrentar um confronto com os sacerdotes do deus Baal.
Há indícios de que, dali por diante, passaram a existir grupos de monges que se inspiraram neste profeta, a partir da regra de São Basílio.
Em 1154, o nobre francês Bertoldo, com apoio de seu primo Aimério, Patriarca de Antioquia, reuniu eremitas na Palestina para viverem em comunidade e construíram uma igrejinha dedicada à Virgem Maria.
Surgiram então os chamados Irmãos de Santa Maria do Monte Carmelo com duas vertentes características: a união à Nossa Senhora e a referência a Elias. A devoção a Maria, portanto, tem origens ligadas a este profeta e remonta aos primeiros séculos do cristianismo.
Simão era um piedoso carmelita que viveu em uma época em que a ordem sofria perseguições. Para clamar o socorro de Maria, rezavam a seguinte oração:
“Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar.”
Assim, Nossa Senhora apareceu a São Simão, rodeada de anjos, e entregou um escapulário nas suas mãos dizendo: “Recebe este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e todos os carmelitas. Quem morrer com ele, não se perderá.”.
A partir de então, o escapulário passou a ser parte do hábito dos carmelitas.
A memória da devoção é facultativa e a liturgia traz o evangelho de Mateus que fala do grau de “familiaridade” com Jesus, no capítulo 12, não baseado em laços de sangue, mas na vivência e imitação de sua vontade.
"Aquele que faz a vontade de meu Pai... esse é meu irmão, irmã e mãe”. (Mt 12,50)
A festa entrou para o calendário litúrgico há 9 anos, no dia 22 de julho, instituída pelo Papa Francisco, durante o Jubileu da Misericórdia. No decreto, o Pontífice afirmou que a decisão se deu pelo contexto eclesial na época que aprofundou na reflexão sobre a dignidade da mulher e a grandeza da Misericórdia divina.
O Evangelho de João revela que Maria Madalena chorou quando não encontrou o corpo de Jesus no sepulcro, mas ela foi a primeira, pela misericórdia, a testemunhar o Mestre ressuscitado e suas lágrimas transformaram-se em alegria pascal.
Além disso, foi também a primeira a receber o mandato do Senhor para anunciar aos discípulos a grande notícia.
"Vai aos meus irmãos e dize-lhes... Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!"... e o que ele lhe havia dito” (Jo 20,17-18).
Gostou de conhecer? Envie para mais pessoas!
Leia ➕ O escapulário não é uma 'permissão para pecar'
Fonte: Vatican News | MBC
O que é o Natal? Entenda a sua origem e significado
A celebração do nascimento de Jesus em 25 de dezembro surgiu aos poucos e foi consolidada séculos depois na história da Igreja. Entenda o significado e origem.
Vocação Catequista: catequese e o envolvimento familiar
É no lar que a criança dá os primeiros passos na fé e aprende a amar a Deus, por isso a participação da família na catequese é essencial. Confira o episódio!
Economia solidária é uma resposta às crises atuais
Conheça o livro "Economia solidária e Vínculos" e aprenda novas formas de viver o trabalho, autogestão e solidariedade para transformar a vida e a sociedade hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.