Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

Reflexão Semanal: como viver a humildade e o amor ao próximo

Escrito por Letícia Dias

24 OUT 2025 - 11H41 (Atualizada em 24 OUT 2025 - 16H54)

omaset/ Adobe Stock

O Evangelho deste 30º Domingo do Tempo Comum (Lc 18,9-14) é um convite a pensarmos acerca da humildade diante de Deus e a sinceridade com que nos colocamos em oração.

Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano para mostrar que a verdadeira oração nasce de um coração simples e arrependido, e não da comparação ou do orgulho.

Enquanto o fariseu se exalta, enumerando suas boas ações e desprezando o outro, o cobrador de impostos apenas suplica: “Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!” É ele quem volta para casa perdoado, porque reconheceu sua pequenez e confiou na misericórdia divina.

Como explicou o Missionário Redentorista Padre Thiago Costa, C.Ss.R., em sua reflexão semanal, devemos ser humildes diante das pessoas e de Deus, reconhecendo nossas limitações e nos abandonando com fé e coragem ao amor do Pai.

“[…] que tenhamos atenção para com os nossos relacionamentos com as pessoas e com Nosso Senhor. Jesus manifesta seu apreço pelos humildes, pelos mais simples e mais abandonados.”, afirmou o Padre.

Humildade que agrada a Deus

A humildade é a porta que nos abre para a graça. É ela que permite que o Espírito Santo transforme nossa vida e permite crescer na fé.

Por isso, a oração sincera, aquela que nasce da verdade interior, agrada ao Senhor e conduz à conversão. Ser humilde não é se diminuir, mas reconhecer que tudo vem de Deus e que, sem Ele, nada podemos fazer.

“Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”, ensina o Evangelho. Peçamos, então, a Deus a graça de um coração dócil e confiante, buscando sempre agradar a Deus por meio das nossas atitudes.

add Leia também: Humildade vs. Orgulho: Por que a humildade nos faz tão bem?

Confira a Reflexão Semanal completa com o Padre Thiago:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...