"Mas Jesus perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu:
"O Cristo de Deus"." Lucas 9,20
Jesus estava com os discípulos em um lugar retirado rezando e perguntou-lhes o que ouviam dizer a respeito dele: "Quem diz o povo que eu sou?". Essa mesma pergunta, podemos responder hoje: quem as pessoas dizem ser Jesus a nós?
Mas, a principal reflexão desta semana não será o que as pessoas dizem. Jesus quer saber o que Pedro, eu e você dizemos quem Ele é, é uma resposta individual.
Segundo Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba (MG), em artigo no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Simão Pedro confessou a identidade do Mestre e proclamou o que deve ser transmitido na evangelização.
“Simão Pedro, aquele que foi testado várias vezes por Jesus antes de lhe dar a importante tarefa de ser referência de unidade entre os apóstolos, na sua missão, confessa testemunhando a identidade do Mestre. Para ele, Jesus passou pelo caminho da Paixão, morreu numa cruz, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia.” Dom Paulo Mendes Peixoto
De acordo com o Arcebispo, ao confessarmos, na prática, a identidade de Deus, assim como fez Pedro, nos abrimos para a condição de santidade, mesmo em nossa humanidade.
Que possamos refletir e confessar a identidade de Cristo. Ele é amor, é Aquele que se fez homem em favor de cada um de nós que somos pecadores. É Deus trino, um só junto do Pai e do Espírito Santo. É o salvador, o Senhor de nossas vidas.
Neste tempo litúrgico, o Missionário Redentorista, Pe. Thiago Costa, C.Ss.R., diz que Jesus quer também nos ensinar a ter paciência diante do Mistério da sua Paixão, morte e ressurreição. Ainda hoje, Ele permanece em nós, vivo e ressuscitado.
Confira a Reflexão da Semana com o Pe.Thiago Costa, C.Ss.R.
➤ Leia mais:
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Envelhecer bem é possível, mas como?
O livro “A Arte de Envelhecer” mostra como chegar aos 60 anos com dignidade e traz reflexões atuais sobre a terceira idade no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.