Notícias

7 curiosidades sobre a festa do Corpus Christi

Celebração da Eucaristia acontece na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. Santuário e Hotel Rainha do Brasil se preparam para receber fiéis

Escrito por Alberto Andrade

20 MAI 2022 - 14H10 (Atualizada em 15 JUN 2022 - 09H38)

Matheus Andrade

Não somente da procissão e dos belos tapetes a festa de Corpus Christi é feita, mas de toda a riqueza que a Liturgia da Palavra e principalmente da Eucaristia, é o que vivemos nesse tempoPadre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., nos explica o porquê de a Igreja celebrar publicamente a presença real de Jesus na Eucaristia.

“Em primeiro lugar, Cristo quer estar presente em cada ser humano. Portanto, cada um de nós é este sacrário primeiro onde o Cristo quer estar. E, em se tratando de ser humano então, a presença do Cristo em nós deve estar em todas as dimensões e segmentos da nossa sociedade humana. Por isso, Cristo nos convida a ser sal, luz e fermento em nosso mundo de hoje. Portanto, celebrar de forma pública a presença real de Cristo no sacramento do altar, na Hóstia consagrada, Pão do altar, Pão da vida eterna, Corpo e Sangue do Senhor, é testemunhar a verdade de Cristo, verdade que tem que penetrar a nossa sociedade, hoje tão carregada de mentiras, que atualmente chamamos de 'fake news'. Por isso, não tenhamos medo de testemunhar o Cristo Senhor, diz o Sacerdote.

Thiago Leon
Thiago Leon


No próximo dia 16 de junho, iremos celebrar esta data tão importante para nossa fé católica, e separamos algumas curiosidades e fatos sobre esta celebração.


O que significa 'Corpus Christi'?


A expressão vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristo”.

O que celebramos?

Considerada uma das principais festas do calendário católico, a solenidade de Corpus Christi celebra, de forma pública, a fé católica que atesta a presença real do Corpo, Sangue, da Alma e da Divindade de Jesus Cristo na Eucaristia.

Qual a origem dessa celebração?

A comemoração é fruto das visões de Santa Juliana de Mont Cornillon. A religiosa belga afirmou ter visto aparições do próprio Jesus, que manifestou o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por esse motivo, o Papa Urbano IV instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi, com a publicação da bula Transiturus, em 8 de setembro de 1264.

Quais os costumes?

Um dos mais conhecidos são as procissões que passam por tapetes coloridos com desenhos religiosos. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas. São usados elementos como serragem, borra de café e grãos. A tradição começou em Portugal, ainda no século XIII, e foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. Assim, espalhou-se por todo o território nacional. A ideia dos tapetes surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. Assim, Cristo mereceria uma recepção grandiosa, com tapetes espalhados por onde passaria.

Porque comemoramos nesta data?

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia.

Tem essa celebração da Eucaristia na Bíblia?

Sim! Jesus disse aos discípulos que pediram o pão verdadeiro: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.” (Jo 6, 35)

É feriado nacional?

O Corpus Christi não é feriado, tendo sido classificado pelo Governo Federal como ponto facultativo. Isso significa que as empresas é que definem se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigadas a dar-lhes o dia de folga.

Santuário e Hotel Rainha do Brasil em preparação para a festa

Milhares de devotos devem passar pela cidade de Aparecida (SP), durante as celebrações de Corpus Christi.

No Santuário Nacional estão previstas diversas atividades para a celebração do Corpo de Cristo, como as diversas Missas na quinta-feira, procissão, momentos de adoração e o atendimento do Sacramento da Confissão para os devotos de Maria.

Em sintonia com este momento, o Hotel Rainha do Brasil também está se preparando para esse período. Wanderson Bernardes, gerente geral do Rainha Hotéis falou sobre a programação especial para a data.

“O devoto da Mãe Aparecida que vem passar conosco o Corpus Christi poderá participar no Santuário das celebrações e da Visita ao Santíssimo, além das atrações e experiências já oferecidas na Casa da Mãe. Entre 16 e 19 de junho, com todo o conforto e estrutura que o Hotel Rainha do Brasil oferece traslado gratuito para todas as celebrações e programação do Santuário, além da estrutura completa para lazer e entretenimento, nosso hóspede também terá Recreação Infantil, Workshop de Vinhos, Oficina de Pães, Jantares Temáticos e Música ao Vivo para divertir o seu feriado em família“, falou.

O gerente também nos disse a respeito da expectativa do Hotel Rainha do Brasil para o movimento dos devotos, com o retorno das atividades após a flexibilização das restrições pós-pandemia:

Estamos retornando com o movimento no Santuário e também nos hotéis com um bom fluxo. Ficamos felizes, pois os devotos e hóspedes se sentem seguros ao retornar e sabem que podem contar com o nosso compromisso de continuar oferecendo sempre as melhores condições e qualidade em nossos serviços de hospedagem, restaurante e outros.”, concluiu.

As reservas devem ser feitas pela Central do Hotel Rainha do Brasil, por meio do telefone (12) 3104-1010 ou pelo e-mail reservas@santuarionacional.com. Para mais informações, acesse o site oficial do Hotel Rainha do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.