Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

Semana Nacional da Família: tempo de júbilo e esperança

Escrito por Redação A12

08 AGO 2025 - 09H51 (Atualizada em 08 AGO 2025 - 14H04)

Agosto, mês vocacional, marca também a abertura da Semana Nacional da Família, no 19º Domingo do Tempo Comum. A iniciativa é promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Este é um momento especial para intensificar o cuidado e a evangelização das famílias, em todas as suas realidades.

A Pastoral Familiar, junto com outras pastorais, movimentos e serviços, promove ações que ajudam a valorizar e defender a família, especialmente diante dos desafios que ela enfrenta na sociedade de hoje.

A Semana Nacional, criada em 1992, é, portanto, um tempo especial de evangelização que coloca a família no centro da missão da Igreja por meio de encontros, formações e gestos concretos.

Neste ano, ela acontece entre os dias 10 e 16 de agosto. A edição 2025 propõe trabalhar em todas as paróquias e comunidades do Brasil, um tema e um lema em conexão com o Ano Jubilar da Esperança:

Tema:

“É tempo de Júbilo em nossa vida”.

Lema:

“Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Rm 5,5)

Pastoral Familiar CNBB Pastoral Familiar CNBB

Como a Semana acontece?

Segundo a CNBB, as comunidades são incentivadas a promover ações missionárias, sociais e culturais em diversos ambientes, como casas, escolas, hospitais e periferias, envolvendo todos.

A programação pode incluir missas, terços nas ruas, visitas, encontros com jovens, sessões de cinema, gincanas e ações solidárias, sempre com o objetivo de destacar a importância da família na missão da Igreja.

Para a preparação das atividades pelo país a CNBB disponibilizou algumas sugestões com o intuito de ajudar a promover uma verdadeira experiência de evangelização e valorização da vida familiar. Entre elas estão:

Comunhão: União de esforços entre a Pastoral Familiar e outros grupos, pastorais e movimentos da Igreja em prol da família.

Celebrações: Utilização do subsídio Hora da Família para momentos de oração em casa e nas comunidades, com missas, terços nas ruas e reflexões nas residências.

Ato concreto: Realização de carreatas, caminhadas e ações solidárias em favor de famílias carentes como testemunho prático da fé.

Divulgação: Incentivo à cobertura da mídia e ao uso das redes sociais para dar visibilidade às ações, marcando @pastoralfamiliarcnbb.

Encerramento: Encontro final para partilhar experiências, celebrar os frutos da semana e reforçar a missão evangelizadora.

Aproveite para viver em comunhão com todas as famílias esta semana especial. Que todas as comunidades possam abraçar a missão de cuidar desse bem tão precioso de Deus que são as famílias, celeiros da fé e da vida.

Compreendamos a importância destes dias a partir da fala do Papa Leão XIV:

Reprodução/ Vatican News Reprodução/ Vatican News


É particularmente urgente, neste esforço, dedicar especial atenção às famílias que, por vários motivos, estão espiritualmente mais distantes: aquelas que não se sentem envolvidas, que dizem não estar interessadas, ou que se sentem excluídas dos percursos comuns, mas que, no entanto, gostariam de ser de alguma forma parte de uma comunidade, na qual crescer e com a qual caminhar”.

Leia mais:

add Por que agosto é o mês vocacional?

Fonte: CNBB | Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...