Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

Servir e praticar a Palavra de Deus

Maurício Ribeiro, coordenador dos coroinhas e acólitos do Santuário Nacional (Arquivo pessoal)

Escrito por Maurício Ribeiro

30 SET 2025 - 11H20 (Atualizada em 30 SET 2025 - 13H35)

Rian Torres/ A12

Servir ao altar é belo, e todos nós, coroinhas e acólitos, gostamos de fazer isso. Porém, como estamos acostumados a sempre estarmos servindo, às vezes o momento da Liturgia da Palavra passa como ‘rotina’ para nós, e respondemos às orações no automático.

Mas não deve ser assim! Porque, se for assim, como estamos buscando a nossa salvação? Não achemos que vamos ser salvos só porque servimos todo domingo na Missa. Iremos ser salvos com base na prática da Palavra de Deus.

Não basta saber, é preciso praticar!

Nós, coroinhas, acólitos e cerimoniários, com certeza já escutamos as mesmas leituras e Evangelhos diversas vezes, que até já conhecemos e gravamos determinados versículos. Porém, caros jovens, não basta somente sabermos ou decorarmos, é preciso que nós pratiquemos!

Estamos no presbitério para servir a mesa da Eucaristia, mas também devemos estar muito atentos à mesa da Palavra, para ouvir a Palavra de Deus com os nossos ouvidos e com os ouvidos do coração. Em toda Santa Missa, a Palavra se faz carne e habita em nós por meio da eucaristia.

Por isso, caros servidores do altar, ir à Missa não é só servir, mas é ouvir a Palavra de Deus, é comungar a Palavra que se faz carne. E, além do mais, nos esforçarmos para colocá-la em prática, porque feliz é aquele que ouve e põe em prática.

Rian Torres/ A12 Rian Torres/ A12

Servir, escutar e praticar

Caros jovens servidores do altar, vocês deixam a Palavra de Deus entrar em suas vidas, fazer parte das suas decisões, ou apenas escuta nos dias que serve na Missa?

Se vamos à Santa Missa, mas não procuramos e nem nos esforçamos para viver e praticar o Evangelho, estamos indo apenas para sermos ‘robôs’ do altar, pois ficamos preocupados apenas em como fazer as funções. No entanto, não deve ser assim.

Aos acólitos, cerimoniários e coroinhas, devemos servir ao altar, escutar a Palavra de Deus e colocá-la em prática. Isso é o que nos faz cristãos e ajuda a alcançar a salvação, não nos esqueçamos disso.

add Coroinhas e Acólitos: Vocação e serviço ao altar do Senhor

Escrito por:
Maurício Ribeiro, coordenador dos coroinhas e acólitos do Santuário Nacional (Arquivo pessoal)
Maurício Ribeiro

Maurício José Ribeiro Campos Felizardo é Professor de Matemática licenciado pela UNESP e é atualmente o coordenador dos Cerimoniários e Coroinhas do Santuário Nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...