“Tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33). Este é o tema da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a ser realizada em Seul, em 2027, anunciada em uma coletiva de imprensa realizada na última terça (24).
Leia MaisPadre relembra transformações 10 anos após visita do Papa à Coreia do SulOração de unificação pelas Coreias traz esperança à penínsulaSegundo o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, esse será também o tema da Jornada Mundial da Juventude diocesana em 2026. A escolha deste versículo pelo Papa Francisco traz como inspiração aos jovens a mensagem de coragem e vitória em Cristo, relacionados ao “discurso de despedida de Jesus”, que prepara seus discípulos para vivenciar o mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição.
Foi divulgado o logotipo por Dom Paul Kyung Sang Lee, bispo auxiliar de Seul e coordenador-geral da JMJ Seul 2027. No centro do design, uma cruz em tons de vermelho e azul representa a vitória de Jesus sobre o mundo. O vermelho evoca o sangue dos mártires e simboliza a coragem, enquanto o azul reflete a vitalidade dos jovens e o chamado de Deus.
Esses elementos remetem ao símbolo Taegeuk, presente na bandeira sul-coreana. A cor amarela, que brilha ao fundo da cruz, representa Jesus como “a luz do mundo”, em uma metáfora ao sol nascente que guia a Igreja em sua busca por unidade. O logotipo incorpora, de maneira sutil, caracteres da escrita coreana, o hangul, que formam a palavra “Seul”, além de se inspirar na arte tradicional coreana.

Foi anunciada a data do início da peregrinação dos símbolos da JMJ, a Cruz dos Jovens e o ícone de Maria Salus Populi Romani. Será realizada durante a Solenidade de Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro deste ano. Na ocasião, durante uma missa na Basílica de São Pedro presidida pelo Papa, os símbolos serão entregues aos jovens coreanos, marcando o início das atividades espirituais em preparação para o evento em Seul.
Em reels para CNBB, Gleison de Paula Souza, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e o coordenador do Setor Juventude do Dicastério, Pe. Franco Galdino falam da expectativa para a JMJ Seul:
:: Padre viraliza ao citar Jungkook do BTS em homiliaFonte: Vatican News
O católico é obrigado a acreditar nas aparições marianas?
A Igreja ensina que o católico não é obrigado a crer nas aparições marianas, mas a tê-las como piedade popular. Entenda o que o Catecismo diz!
Cruz Olímpica é símbolo que abençoa os Jogos Olímpicos
Tanto nos jogos de verão quanto de inverno, a Cruz tem o intuito de construir pontes entre culturas e povos, como reforça o Papa Leão XIV nos jogos de Milão
Reflexão Semanal: Ser sal e luz é a missão de todo cristão
A Liturgia deste domingo une misericórdia e anúncio do Evangelho, chamando-nos a ser testemunhas autênticas da fé. Faça a sua reflexão com o A12.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.