Mundo

COP30 divulga carta e assume Laudato Sì como bússola ética

De acordo com o documento, a encíclica atuará como guia para mobilização global da conferência

Escrito por Redação A12

19 MAI 2025 - 09H50 (Atualizada em 30 MAI 2025 - 12H50)

Reprodução/CNBB

No último dia 8 de maio, o presidente designado da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, André Aranha Corrêa do Lago, divulgou uma carta na qual propõe uma nova fase de mobilização global, definida na publicação como “momento de passar da visão para a ação, conclamando a comunidade internacional a mobilizar-se diante da urgência climática”.

No documento, o presidente da organização da COP30 assume a Encíclica Laudato Si’, publicada pelo Papa Francisco, em 24 de maio de 2015, que trata sobre o conceito de ecologia integral e sobre o cuidado com a Casa Comum, como uma bússola ética e um guia pragmático para essa mobilização global.

A Articulação Igreja Rumo à COP30, composta por diversas organizações da Igreja Católica e do campo ecumênico, entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, manifestou o seu entusiasmo e desejo de colaborar com esta nova fase de mobilização global a partir das reflexões e apontamentos que nascerão a partir do Círculo do Balanço Ético Global.

O bispo auxiliar de Belém (PA) e articulador local do Projeto Igreja Rumo à COP30, Dom Paolo Andreolli disse que a fé impulsiona os católicos e cristãos ao cuidado da Casa Comum com compaixão e coragem. “É tempo de união, de compromisso ativo com a justiça climática e com os mais vulneráveis”, afirmou.

Reprodução/COP30
Reprodução/COP30


Já nos preparativos para a COP, que será no mês de novembro, a Laudato Si’ foi assumida pela organização como documento referencial para as discussões no âmbito do “Círculo do Balanço Ético Global”, que tem por missão elevar a consciência global por meio de diálogos inclusivos em diversas regiões, reunindo líderes políticos, intelectuais, acadêmicos, culturais e religiosos, além de vozes de todos os setores da sociedade.

“O apelo da carta da Presidência da COP30 é claro: precisamos transformar esperança em ação concreta. E é isso que a Igreja tem buscado mobilizar, incentivar, impulsionar. Todos podem contribuir, ao seu modo e desde o seu território, com uma resposta efetivamente à altura da complexidade do que vivemos”, concluiu Eduardo Nischespois, do Movimento Laudato Si’ e membro da coordenação da Articulação Igreja rumo à COP30.

Confira a agenda das Pré-COPs por macrorregião:

Pré-COP Norte – 25 e 26 de março | Belém (PA)

Pré-COP Nordeste – 11 e 12 de julho | Juazeiro (BA)

Pré-COP Sul – 18 a 20 de julho | Governador Celso Ramos (SC)

Pré-COP Leste – 25 a 27 de julho | Belo Horizonte (MG)

Pré-COP Centro-Oeste – 6 de agosto | Bonito (MS)

.: Você também pode conferir a carta completa aqui

.:: Leia mais sobre o meio ambiente e a Igreja

🌎 Cuidar da Casa Comum também é nossa missão!

O Santuário Nacional mantém ações sustentáveis em sintonia com a Laudato Si', promovendo o cuidado com a Criação.

Conheça as iniciativas em a12.com/casacomum

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...