Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Brasil

Igreja demonstra preocupação com Comunidades Pesqueiras do Brasil

Escrito por Redação A12

09 ABR 2025 - 07H00 (Atualizada em 09 ABR 2025 - 13H37)

SERGIO V S RANGEL/Shutterstock

Em mais uma ação da Igreja voltada ao Meio Ambiente, foi lançado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores a terceira edição do Relatório de Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Comunidades Tradicionais Pesqueiros no Brasil.

O evento, em Belém (PA), reuniu pescadores e pescadoras artesanais de diversas regiões do país, além de pesquisadores, organizações parceiras e representantes da Igreja.

O documento, que reúne dados coletados entre 2022 e 2024, aponta um cenário de agravamento das ameaças aos povos das águas em todo o país. Foram sistematizadas informações de cerca de 450 comunidades pesqueiras em 16 estados brasileiros, revelando que mais de 32 mil famílias enfrentam situações de violações graves aos seus direitos.

Dentre os tópicos mais citados na documentação estão a especulação imobiliária e negligência estatal estão entre os principais agravantes de conflitos, assim, como, as mudanças climáticas já impactam na maioria das comunidades pesqueiras.

Entre os impactos ambientais, os que mais chamam a atenção são a diminuição da quantidade de pescado, desmatamento e destruição de habitats, além, é claro, dos impactos socioeconômicos, que afetam diretamente o dia a dia dos que vivem ali.

CNBB/Reprodução
CNBB/Reprodução


À Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o presidente do CPP, Dom José Altevir, destacou a relevância do lançamento da 3ª edição do Caderno de Conflitos Socioambientais para fortalecer a luta das comunidades pesqueiras. Segundo ele, o documento tem grande importância por permitir que as comunidades tenham mais consciência das ameaças que enfrentam e encontrem força para seguir na luta por transformações.

“O caderno de conflitos socioambientais traz pra gente a consciência de que lutar não é em vão, afirmou.

O bispo ainda relacionou a publicação com o espírito do Ano Jubilar: “Neste ano da esperança, queremos com este caderno aumentar e fortalecer a esperança da comunidade pesqueira”, concluiu

O relatório é visto como um instrumento de denúncia, resistência e reparação. No evento de lançamento, o Procurador Regional da República, Felício Pontes, assumiu o compromisso de dar continuidade às denúncias apresentadas no relatório. De acordo com Pontes, este compilado de dados e números referentes aos problemas ambientais enfrentados neste local, facilitam a atuação do Ministério Público.

O relatório e a discussão em torno do assunto, mostram a importância de a Igreja estar alinhada nesta defesa junto ao Poder Público e as necessidades da população, para que ações efetivas aconteçam para a melhora do cenário no país.

:. Dioceses do Brasil se preparam para contribuir com a COP 30

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...