Na última semana, aconteceu um importante e histórico evento, que reuniu mais de 90 bispos de 76 circunscrições eclesiásticas da Pan-Amazônia. Entre os dias 17 e 20 de agosto, em Bogotá, na Colômbia, foram debatidos temas a respeito da urgência em cuidar dos povos e do bioma amazônico.
Do Brasil, participaram 47 prelados, os quais estão à frente de arquidioceses, dioceses e prelazias nos regionais Norte 1, 2 e 3, Noroeste, Nordeste 5 e Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Realizado na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), o encontro reuniu também representantes da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), líderes indígenas, religiosos e religiosas, e cristãos leigos.
Os debates definiram como eixos centrais da ação da Igreja na Amazônia a sinodalidade, a defesa dos povos originários, o cuidado do bioma e o compromisso da Igreja em acompanhar a vida no território considerado decisivo para o planeta.
Como balanço ao final do evento, foi apresentado o documento “Ceama, sinal de esperança — cinco anos após os Sínodo para a Amazônia”. Nele, os bispos da região reafirmam ressaltam a conferência eclesial como “espaço privilegiado de comunhão, discernimento e missão”:
Nos comprometemos a fazê-la crescer, fortalecer-se e consolidar-se para que seja oportunidade de serviço e renovação para cada comunidade cristã da região, e sinal de esperança para toda a Igreja. Desejamos desenvolver programas de formação para seminaristas e o clero, a vida religiosa e agentes de pastoral.
add_box Clique aqui e leia o documento na íntegra.
O cardeal Pedro Barreto, arcebispo emérito de Huancayo, no Peru, e presidente da Ceama, afirmou que o encontro “renovou o compromisso de anunciar o Evangelho em diálogo com as culturas originárias, ao tempo que enfrenta os efeitos das mudanças climáticas e o desmatamento”.
Já a líder indígena Patricia Gualinga Montalvo, vice-presidente da Ceama, destacou que a assembleia foi uma experiência de sinodalidade, onde os bispos puderam ouvir a voz do bioma amazônico e de seus povos.
.:: LEIA MAIS: COP 30: Igreja Católica do Brasil em consonância com o meio ambiente
Ela mencionou que as ameaças diárias aos territórios ancestrais, como o desmatamento, a criminalização e as violações dos direitos humanos, continuam ameaçando permanentemente não só as comunidades, mas toda a humanidade. Ela também alertou que a Amazônia se encontra atualmente em um ponto de não retorno devido à crise climática provocada pelo próprio ser humano, o que exige respostas urgentes da Igreja e da sociedade.
Bispo brasileiro na presidência da Ceama, dom Zenildo Lima da Silva é bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus (AM) e vice-presidente do organismo regional.
Para ele, o encontro foi um grande sinal de esperança em meio a um contexto marcado pela violência e pela exploração do território. Ele ressaltou que a Igreja percorreu um caminho de novas relações de cuidado e proximidade, onde a sinodalidade é vivida de forma concreta nas dioceses, prelazias e vicariatos.
Além disso, destacou que os bispos trouxeram consigo os testemunhos de suas igrejas locais, confirmando que o Sínodo para a Amazônia de 2019 continua sendo uma realidade viva.
Ele afirmou que, apesar dos grandes desafios, a experiência do encontro trouxe a convicção de que a Igreja amazônica é forte e capaz de oferecer sinais de novidade, consolo e alegria para seus povos.
.:: LEIA MAIS: Círio de Nazaré: Rainha da Amazônia
Fonte: www.cnbb.org.br
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.