A transformação é um desejo do próprio Papa Francisco antes de sua morte. O veículo, que agora será chamado de “Veículo da Esperança”, foi abençoado pelo cardeal Anders Arborelius em cerimônia realizada em Belém, na Cisjordânia.
O veículo mantém a estética do papamóvel, com a cobertura elevada, todo branco, mas agora equipado para exames, diagnósticos e tratamentos, incluindo vacinas, kits de sutura e testes rápidos de infecção. Contará também com profissionais de saúde preparados para atender casos emergenciais.
A clínica móvel terá capacidade para até 200 consultas por dia, segundo a organização humanitária da Igreja Católica, Caritas, responsável pela adaptação.
“Com este veículo, poderemos alcançar crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas. É uma intervenção concreta que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total”, afirmou Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia, em comunicado ao Vatican News.
Atualmente, a Faixa de Gaza vive um cessar-fogo entre Israel e os Palestinos, desde o dia 10 de outubro; porém, ainda não há previsão de quando o veículo receberá a autorização israelense para entrar no território. A Caritas afirma que trabalha por canais oficiais para agilizar o processo.
A organização Caritas Jerusalém lidera os esforços em campo, mobilizando mais de cem agentes de saúde para levar ajuda humanitária às comunidades mais isoladas.
“É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza. É também um convite para que todos se lembrem delas e se engajem em gestos concretos de solidariedade”, concluiu o secretário-geral.
+ Qual a razão do conflito na Faixa de Gaza entre Israel e Palestinos?
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.