Um estudo divulgado no dia 20 de março, pela World Hapiness Report, em português, Relatório Mundial da Felicidade, apontou que a fase inicial da vida adulta, que já foi considerada uma das mais felizes da vida, está passando por uma “virada preocupante”, como aponta o documento.
Lançado anualmente, o relatório marca o Dia internacional da Felicidade das Nações Unidas. A Finlândia é, mais uma vez, o país que tem os mais felizes, garantindo o resultado por oito vezes consecutivas.
O relatório atua com uma pesquisa mundial e classifica países de acordo com o quão feliz a população se descreve. Segundo o estudo, os jovens da Europa Ocidental e da América do Norte relatam, atualmente, “a menor sensação de bem-estar entre todas as faixas etárias”.
Neste ano, o Brasil subiu oito posições no ranking, passando de 44º colocado em 2024 para 36º em 2025. Dentre os países que compõem a América do Sul, somente o Uruguai ficou à frente do Brasil, na 28ª posição da lista.

Com os números da população jovem chamando a atenção dos estudiosos, o pesquisador do Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford, que participou da elaboração do relatório, apontou o resultado preocupante dos Estados Unidos. “Mas se olharmos apenas para os jovens, os Estados Unidos nem chegariam ao top 60”, frisou Jan-Emmanuel De Neve.
Os motivos apontados pelos jovens são vários, junto às preocupações com a vida adulta. Como, o desemprego, mudanças climáticas, guerras, inflação e solidão crescente. O estudo também observou, em especial, com os jovens americanos, o aumento na solidão. O estudo salientou, ainda, depoimentos de jovens que destacaram o aumento da utilização de remédios antidepressivos e ansiedade.
Como ‘chave’ para alcançar a felicidade e o bem-estar, o estudo enfatizou que modos de vida comunitários, como o compartilhamento de refeições e vivência onde a família possui pelo menos quatro pessoas, causam efeito positivo.
“Os jovens de hoje têm duas vezes mais probabilidade de jantar sozinhos em comparação a duas décadas atrás. Os hábitos parecem ter mudado: quando olho para meus alunos, eles comem sozinhos, com o celular na mão. Mas nossos dados mostram claramente que as pessoas que compartilham refeições são mais felizes”, disse De Neve.
O mundo atual exige rapidez e resultados, em meio aos dilemas de nossas vidas. Os jovens se cobram, são críticos consigo mesmos, e acabam se isolando em seu próprio universo. Apesar das grandes facilidades da internet, o on-line não supre a vivência do mundo real, que é importante para as famílias, nas relações cotidianas, nas amizades.
A reflexão após esse estudo fica para todos nós: Por que não se conectar ao mundo offline?
.:: Fé e Juventude: Acesse aqui!
.:: Você já conhece os Jovens de Maria?
Fonte: DW.com / G1
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.