Por Redação A12 Em Música

A música como ferramenta para concentração e interiorização na catequese

catequese

A música dentre tantas coisas, exerce também um poder concentrador, que ajuda a combater o problema da dispersão. Concentrar é situar a pessoa no seu centro, para que ela não se disperse em todas as direções.

O ser humano tem vivido de modo fragmentado. Um pedaço de nós está em cada lugar. A mente se ocupa, ao mesmo tempo, de muitas coisas. Ideias fervilham em nossa cabeça e não conseguimos organizá-las. Nunca estamos inteiramente no lugar em que estamos. O corpo está aqui, a mente está lá, o coração gostaria de estar noutro lugar.

Mas é preciso recuperar a capacidade de concentração. O ato de concentrar é fundamental para refletir, para meditar, para rezar, para ouvir aquilo que nós chamamos de voz de Deus, para silenciar o coração. Sem concentração, nada disso se alcança.

 

A melodia acalma o interior, harmoniza e equilibra a pessoa, despertando a capacidade de interiorização.

Uma catequese sem concentração seria como uma explosão de ideias e frases soltas que não se fixam e não podem ser interiorizadas. Para haver interiorização, é preciso haver concentração. E a música vai ajudar aqui também. Uma música suave, melodia simples e bonita, é excelente fator de concentração. A melodia acalma o interior, harmoniza e equilibra a pessoa, despertando a capacidade de interiorização.

A música ajuda de sobremaneira no sentido de criar um clima de oração, de meditação, de silêncio, de escuta. Para isso é indicado uma música suave, tranquilizadora. Quando a turma estiver agitada e dispersa, nada melhor do que cantar algo bem tranquilo para concentrar e predispor para a interiorização ou deixe o rádio com uma canção no volume baixo, criando um espaço aconchegante e envolvente.

Isso é importantíssimo, se considerarmos que a interiorização é uma das chaves principais da catequese. O processo catequético ficaria frustrado, se não houvesse essa interiorização dos valores comunicados. Daí a importância da música.

Conheça as diversas bandas que já fizeram parte do programa Minha vida em canção e escolha o seu repertório para fazer da catequese um momento de oração e aprendizado da palavras de Deus. 


:: Clique aqui para assistir aos programas::

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.