O Santuário Nacional já iniciou os preparativos, com todo o carinho, para a Novena e Festa da Padroeira deste ano.
Um dos elementos mais aguardados pelos devotos é o hino oficial, que traduz em melodia o tema escolhido para 2025: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
Entoar esse cântico durante os nove dias de preparação para a grande festa é louvar e agradecer, com devoção e amor, à Rainha e Padroeira do Brasil.
fast_forward Dê play e confira como foi a gravação no vídeo abaixo:
O responsável pela composição do hino deste ano é o Pe. Wallison Rodrigues, que revelou como o processo de criação é envolvido por oração e inspiração.
Ele destacou que tudo começa com o estudo do tema proposto, enviado ainda no fim do ano anterior:
“A música começa refletindo sobre o que os romeiros e devotos serão chamados a pensar, rezar e celebrar. O chão de inspiração é sempre a fé do povo”.
Segundo ele, não existe um método rígido para compor. Tudo nasce da oração:
"As coisas de Deus são sempre surpreendentes. A gente começa a pensar, a rezar... e quando menos espera, vem aquele conjunto de ideias com melodia, que a gente vai lapidando”, partilhou.
Neste ano, a espiritualidade da esperança é o eixo central, iluminando a caminhada de fé do povo brasileiro junto ao Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco e continuado pelo Papa Leão XIV.
“Vivemos um tempo de graça. A teologia da esperança nos ajuda em um momento de tantos desafios. Saber esperar com Maria é um caminho profundo e necessário”, refletiu Pe. Wallison, que tem ligação pessoal com essa espiritualidade por meio de sua diocese de origem, dedicada à Maria, Mãe da Santa Esperança.
O hino foi interpretado por cantores do Santuário e religiosas convidadas. A gravação tem direção artística do Ir. Alan Zuccherato, C.Ss.R., que cuida para que cada nota e verso cheguem ao coração dos devotos.
O prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Jorge Américo, C.Ss.R., também envolvido na preparação, ressaltou a importância do hino como expressão litúrgica, um elo de louvor e ação de graças entre os romeiros e a Mãe Aparecida:
“Todos os anos nos preparamos para acolher os peregrinos que vêm cantar as glórias de Maria. Este ano, reforçamos a celebração do Ano Jubilar. A esperança não decepciona e nos move, nos fortalece e nos aproxima ainda mais de Jesus”.
Para o Missionário Redentorista, a proposta do tema está em profunda sintonia com os apelos da Igreja neste tempo:
“Queremos cuidar da vida e da nossa Casa Comum, como a Campanha da Fraternidade deste ano propôs, uma Ecologia Integral. Nossa fé é sustentada pela esperança. E essa fé, vivida com Maria, nos faz caminhar sem medo.”
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.