Por Redação A12 Em Música

Monges da Itália lançam álbum de canto gregoriano

No mês de junho os monges beneditinos de Nurcia, na Itália, lançaram um álbum de música denominado "Benedicta: Canto Mariano desde Nursia".  O álbum traz o selo do Montfort Music, da Decca Classics e Universal Music Classics.

Os cantos deste álbum incluem hinos, antífonas e responsórios da liturgia e também obras conhecidas como ‘Salve Regina' e Ave Maria, inclusive também obras menos conhecidas como ‘Virgo Parens Christi'.

"A seleção tão especial que fizemos, faz com que este seja um álbum único, pois adicionamos cantos do Ofício Divino e da Missa que já não são usados, com responsórios solenes pouco conhecidos, mas também cantos do repertório da devoção popular. Algumas são obras mais conhecidas dedicadas à Virgem Maria, enquanto outras são próprias das suas festas", afirmou o prior do mosteiro.

Monjes BenedictinosSegundo os monges o objetivo é compartilhar sua oração com o mundo e afirmam, "uma música que tem o que a alma necessita".

Os monges beneditinos de Nursia (Itália) cumprem as prescrições estabelecidas por sua ordem religiosa vivendo a sábia e famosa máxima: "ora et labora".

Eles rezam, estudam, cantam os salmos e as horas canônicas e produzem pequenas obras artesanais para manter-se.

"Os monges passam várias horas ao longo do dia cantando a Missa e o ofício divino. Praticamente faz parte do ar que respiramos. Existe muita contaminação em nosso mundo e o ar puro do canto gregoriano é como um sopro de ar fresco", disse Pe. Cassian Folsom, prior do mosteiro beneditino de Nursia.

"O canto é belo e nossas almas necessitam da beleza para crescer e desenvolver-se. O canto é o amor da Igreja ao seu Senhor, expressa o amor que está no coração do monge", declarou o Pe. Cassian.

Além do desejo de compartilhar sua oração, os monges também esperam que ‘Benedicta' possa contribuir na melhoria da música nas paróquias católicas do mundo inteiro.

"Seria maravilhoso que nosso álbum pudesse inspirar um redescobrimento do canto gregoriano nas paróquias", disse o Pe. Cassian.

Nursia
O mosteiro de Nursia, lugar onde nasceu São Bento, foi fundado em 1998. Atualmente vivem ali 18 monges, a metade deles americanos, e com uma faixa etária em torno dos 33 anos.

 

Ele pode ser adquirido em Amazon, possui 33 pistas, incluindo cantos litúrgicos que ao longo dos séculos, caracterizaram a vida dos monges beneditinos há mais de mil anos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.