Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Música

Músicas para ouvir e sentir o espírito do Natal

Escrito por Rafael Gurgel

18 DEZ 2025 - 16H59 (Atualizada em 19 DEZ 2025 - 08H48)

Reprodução/ Adobe Stock: ShunTerra

Reunir a família em torno da mesa, da oração ou simplesmente de uma boa conversa é uma das marcas mais bonitas do Natal. E, nesses encontros, a música costuma ocupar um lugar especial, ajudando a criar um clima de alegria, memória e afeto.

Algumas canções atravessaram gerações e se tornaram presença quase obrigatória nas celebrações natalinas.

Selecionamos uma lista com algumas das canções mais populares do Natal e vamos contar um pouco da história de cada uma delas, além de curiosidades sobre suas composições.

1. Noite Feliz(Stille Nacht)

Impossível falar de Natal sem ela. Não há certezas quanto à sua autoria, porém relatos dos anos de 1818 afirmam que a canção foi composta na Áustria, pelo padre Joseph Mohr, que criou a letra, e por seu amigo músico Franz Xaver Gruber, responsável pela melodia.

O sacerdote desejava fazer uma apresentação musical acompanhada pelo órgão, na missa do galo. Mas o instrumento de sua igreja parou de funcionar. Então, ele escreveu a letra e a entregou a seu amigo para musicá-la com violão e flauta.

A canção espalhou-se de forma espontânea, sendo entoada a cada Natal, começou a ganhar versões para orquestras populares da época, até que, por volta de 1900, já era conhecida em todo o mundo. Ao longo do tempo, foi regravada por artistas como Andrea Bocelli, Justin Bieber, Christina Aguilera, Laura Pausini e Elvis Presley.

2. Então é Natal (Happy Xmas – War Is Over)

Lançada por John Lennon e Yoko Ono, em 1971, a canção traz uma mensagem de reflexão e crítica. Diferentemente de outras músicas feitas especialmente para a data, esta canção não foi concebida originalmente para o Natal.

Ela surgiu como uma manifestação contrária ao envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Por isso, a expressão “War Is Over” aparece no título, com o significado de que a guerra acabou.

Com o tempo, porém, o público abraçou a canção como trilha do Natal, e ela acabou se tornando um grande clássico natalino. No Brasil, ganhou força especialmente na versão interpretada por Simone, tornando-se presença constante nas festas de fim de ano.

3. Sino de Belém (Jingle Bells)

Composta em 1857, nos Estados Unidos, a canção nasceu como uma homenagem ao Dia de Ação de Graças. A inspiração surgiu durante um passeio de trenó do compositor James Lord PierpontA leveza da melodia atravessou o tempo e, pouco a pouco, a música foi incorporada ao repertório natalino.

No Brasil, a canção foi adaptada por Evaldo Rui e passou a ser conhecida como Sino de Belém. A versão em português deu à música um significado mais religioso, evocando o nascimento de JesusSob esse novo título, a canção passou a destacar o mistério do Natal, aproximando-se ainda mais da tradição cristã celebrada nas comunidades e famílias brasileiras.

4. Cristãos, vinde todos (Adeste Fideles)

A autoria de “Adeste Fideles” é desconhecida e foi, por muito tempo, motivo de discórdia. A composição já foi atribuída a nomes como São Boaventura, a um autor francês anônimo, ao rei Dom João IV e até ao compositor Marcos PortugalNo entanto, pesquisas históricas e manuscritos descobertos apenas no século XX confirmaram que John Francis Wade (1711–1786) é o verdadeiro autor da letra e da melodia, publicadas pela primeira vez em 1751.

O hino ganhou projeção internacional a partir de 1841, com a tradução para o inglês feita por Frederick Oakley, e foi traduzida para a língua portuguesa por meio do missionário James Theodore Hounston, responsável pela versão cantada até hoje no Brasil.

Confira a playlist com as melhores músicas natalinas feita pelo A12.

Fonte: John Lennon Website, Arautos do Evangelho & Hinologia Cristã

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...